Definição de métricas como parte essencial do PoC

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Além das respostas esperadas de um teste, um bom plano deve prever também métricas como interações por região da tela, downloads do aplicativo, motivos de desistência e outros que se mostrem relevantes.

O marketing digital trouxe uma realidade 100% mensurável para a cultura de investimento em marketing das empresas. Aos poucos, muitos clientes mudam percepções sobre as ações desenvolvidas. Isso só é possível com as métricas certas para cada tipo de negócio, juntamente do compromisso em entender o consumidor.

É claro que o número no fim da apresentação ainda é a estrela das reuniões de diretoria. Mas, como escolher as melhores métricas para seu negócio? Como acompanhar a performance dos investimentos?

Pense em pessoas

Entender o consumidor e seu comportamento faz com que você o compreenda e tenha empatia com a sua jornada de compra. Só assim é possível saber como impactá-lo, atraí-lo e conquistá-lo. A primeira métrica deve ser relacionada ao seu CRM: quem são seus clientes? Qual é a jornada de compra dele? Onde seu serviço/produto pode melhorar e inovar a experiência dele nessa jornada? Mais uma meta.

Não pense apenas nos CPC’s e CPA’s dos canais individuais mas nas métricas gerais do negócio.

Quais são as KPIs do seu negócio?

Vender mais para quem tem um negócio é como respirar pra quem está vivo. Fugir dessa obviedade e construir métricas que possam levá-lo aos resultados finais de faturamento são essenciais para o crescimento de qualquer empresa. Com os canais digitais, muitos caíram na tentação de contabilizar cliques e custos por aquisição. Mas, se esquecem de criar indicadores que possam testar novas estratégias e alavancar o negócio como um todo.

Investir em métricas de longo prazo focadas no consumidor como o CVL (Customer Lifetime Value) é um bom começo para aprimorar a análise de resultados e alocar suas verbas de um jeito mais inteligente.

Ao implementar modelos que conectem indicadores de mídia em tempo real (número de visitas, CPA) com objetivos de negócios (CLV, lucro, receita), decisões melhores e mais rápidas podem ser tomadas.

Experimente mais

Muitos profissionais de marketing tem dificuldade de investir recursos em estratégias inéditas. No entanto, são os testes estratégicos que vão fazer as métricas evoluírem.

O momento é de foco total nos consumidores. Incorporar métricas se preocupando com a otimização mas sem esquecer da experimentação, vão colocar o seu negócio no rumo da inovação.

Pensar a jornada do consumidor, desenvolver metas de evolução e aperfeiçoamento da experiência em cada etapa multicanal devem ser prioridade. Troque as reuniões intermináveis de discussão de lucro mensal por encontros duradouros que debatam quem é o seu público, como impactá-lo mais a cada dia e como conquistá-lo mais do que a sua concorrência. Experimente ouvir mais gente da equipe (usando processos como o Design Thinking, por exemplo) e crie metas de melhoria para cada ponto de contato. 

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