The Pretotyping Manifesto – construindo o produto certo

Já há mais de 10 anos, lá pelos idos de 2010, um time do Google estruturou um conjunto de ferramentas, técnicas e táticas para criação ultra rápida de protótipos, ou melhor, de pretótipos. Estes pretótipos seriam versões super simplificadas de produtos, serviços ou qualquer outra inovação que se deseje criar, para ter certeza de que ela é a coisa certa a se fazer. Ou seja, antes de preocupar-se com uma execução primorosa, preocupe-se em confirmar o que deve ser construído.

>> Conheça o PoC Design da Action Labs

Como princípio fundamental da Action Labs, vamos falar um pouco sobre como o Pretotyping ajuda empresas a inovar mais rapidamente por meio do Pretotyping Manifesto.

A Clássica Imagem do Manifesto Pretotyping

Innovators beat Ideas

A ação e as pessoas são muito mais importantes que apenas a concepção original. Muitas ideias fracassam porque nunca são testadas e implementadas no mundo real. Os inovadores são aqueles que colocam suas ideias em prática e as aprimoram com base em feedbacks reais, tornando-as mais eficazes.

Pretotypes beat Productypes
É melhor testar uma ideia com um protótipo simples antes de gastar recursos valiosos na construção do produto final. O objetivo é validar um conceito rapidamente, aprender com o feedback dos usuários e descobrir se o produto (ou serviço) é responde a uma dor do mercado ou não, antes de investir muito tempo e dinheiro.

Building beats Talking
O processo criativo, no sentido de construção de coisas novas, é sempre melhor que a discussão teórica. Este princípio reconhece que muitas ideias nunca saem do papel porque as pessoas passam muito tempo discutindo, planejando e analisando, em vez de materializar. É melhor começar a construir algo, mesmo que seja uma versão inicial, para testar a ideia e aprender com a experiência.

Simplicity beats Features
Aqui entra o tradicional princípio do menos é mais. Soluções simples, elegantes e focadas são geralmente melhores do que soluções complexas e para vários problemas ao mesmo tempo. Além de muitos recursos extras confundirem o usuário quanto à proposta de valor, o desenvolvimento inicial torna-se oneroso e a análise das motivações do usuário mais complexa. Ainda que seu produto tenha um longo roadmap de evoluções, comece pelo essencial para o coração da ideia.

Now beats Later
Como diz o ditado: às vezes é melhor pedir desculpa do que pedir licença. Ainda que com todo o cuidado que a análise de um produto exige, agir rapidamente pode ser muito mais valioso do que esperar e planejar indefinidamente. Ideias tornam-se obsoletas ou perdem sua relevância se forem adiadas por muito tempo. Além disso, materializar o produto dá motivação à equipe, tangibiliza as discussões e coloca o usuário no processo.

Commitment beats Committees
É melhor ter um indivíduo comprometido e apaixonado por uma ideia, focando toda sua energia para concretizá-la, do que um comitê de pessoas muito experientes mas que não tem a mesma motivação. O compromisso pessoal é um ingrediente crucial para o sucesso, e as pessoas altamente engajadas estão dispostas a qualquer função que o trabalho exija.

Data beats Opinions
Previsões e análises sempre trazem consigo o valor da experiência. Mas também trazem viéses e experiências pessoais construídas em contextos diferentes e que podem comprometer a imparcialidade. Por isso dados reais são mais valiosos do que opiniões e devem ser, em última análise, a verdade a ser aceita.

Em resumo, o Pretotyping Manifesto apresenta uma abordagem prática e orientada a dados para a inovação. Ao priorizar a ação, o teste rápido e o feedback real, o pretotyping permite que as equipes reduzam o tempo e os recursos necessários para levar uma ideia ao mercado. Quer experimentar? Converse com a Action Labs.

Veja também

Inscreva-se para receber nossos Insights 

Inscreva-se para receber nossos Insights