Provar um conceito não é testar a viabilidade técnica de uma solução. É saber, antes de mais nada, se alguém quer ou precisa desta solução.
A sigla PoC vem do inglês (Proof of Concept). Em um laboratório de inovação, o PoC é alinhado ao design da solução a ser desenvolvida. Para realizar uma Prova de Conceito, além de criatividade para simular com fidelidade e baixo custo situações reais de uso, também é necessário o domínio de diversas metodologias.
Uma Prova de Conceito bem realizada permite identificar potenciais problemas de naturezas muito diversas – de questões culturais e comportamentais a aspectos cognitivos e de comportamento, além de detalhes práticos de implementação. Tudo isso antes mesmo de investir tempo e dinheiro em soluções tecnológicas complexas.
Durante o PoC descobrimos com que grau de eficácia um novo produto ou serviço atende necessidades específicas do consumidor. Assim obtemos, por meio de feedbacks objetivos, respostas para a questão mais importante: se as pessoas realmente querem o que vamos oferecer, e quanto pagariam por isso.
Uma Prova de Conceito bem realizada permite identificar potenciais problemas de naturezas muito diversas. Tudo isso antes mesmo de investir tempo e dinheiro em soluções tecnológicas complexas.
Com os dados levantados durante a Prova de Conceito é possível oferecer a sustentação necessária ao gerente de produtos e, ao mesmo tempo, nutrir toda a equipe de desenvolvimento e marketing, otimizando os recursos investidos em cada etapa, fortalecendo o planejamento e mantendo o foco nas expectativas do cliente.
Viabilizando a inovação em empresas de todos os porte e segmentos
Empresas que incorporam as provas de conceito em suas práticas de pesquisa e desenvolvimento podem inovar mais e mais rapidamente. Se os modelos tradicionais de pesquisa e desenvolvimento são viáveis apenas em grandes empresas, as provas de conceito permitem ciclos rápidos de experimentação e a uma fração do custo. Isso significa que mesmo empresas menores não diretamente ligadas à mercados de inovação podem se beneficiar, testando dezenas ou centenas de iniciativas em curtos períodos de tempo. Com os dados levantados durante a Prova de Conceito os gerentes de produto têm a informação necessária para a tomada de decisão, seja no momento de um novo lançamento ou na hora da evolução dos produtos e serviços atuais.
Esteja preparado para corrigir rotas na prova de conceito
Por maior que seja a vontade de colocar no mercado a ideia original, passar pela Prova de Conceito é também um exercício de desapego e adaptação. Podem ser necessárias algumas tentativas até chegarmos ao produto que de fato será amado pelos consumidores. A grande diferença é que o PoC nos permite passar por estas várias tentativas rapidamente e com baixo custo, enquanto os processos tradicionais nos levam a afundar abraçados às ideais preferidas.
Quer saber mais sobre o design de provas de conceito e adotar o PoC na sua empresa? Entre em contato conosco ou continue pelos links abaixo:
>> Saiba mais sobre o Design de Provas de Conceito
>> Conheça alguns projetos da Action Labs