Uma prova de conceito é ainda mais valiosa quando a viabilidade técnica de uma solução não é certa. Ela pode indicar alternativas surpreendentes.
Encerrando a fase de ideação já começamos a nos preparar para a seguinte, que é de Prototipagem. Até aqui nos debruçamos sobre o problema e partimos a campo para investigar todas as possibilidades de solução. Todas estas possibilidades são registradas como insights e separadas para um estudo de viabilidade, que consiste em testes e validações, que podem contar com impressões em 3D ou simples moldes.
Mas a realidade é que nem sempre a fase de ideação mostra o melhor caminho coletado na fase de imersão. Muitas vezes a prototipagem se torna inviável por questões tecnológicas, financeiras ou incapacidade da empresa levar ao mercado com o sucesso esperado.
Nestes casos, o que fazer?
Desistir ou persisitir? Se optar pela segunda opção suas chances de sucesso aumentam, pois quer dizer que realmente acredita na sua ideia e nos dados coletados e reunidos até aqui.
Porém será necessário estudar uma reestruturação ou uma eventual pivotagem (que significa alterar o curso do projeto). E acredite, esse momento é mágico!
Foi procurando chegar às Índias que a navegação descobriu que a terra não era plana.
Ficou interessado em fazer um PoC com a gente? Conheça nossos projetos e entre em contato.