5G – A tecnologia de R$ 101 bilhões

Repetidores 5G em postes

Conexão vai transformar indústrias, turbinar negócios e impactar milhões de empregos

Às vésperas da ativação da última geração da internet móvel nas capitais, a expectativa une empresas e startups brasileiras. Serviços, varejo, manufatura, entretenimento e logística contam com a estabilidade e a velocidade do sinal 5G para remodelar negócios, reinventar produtos e elevar a experiência do usuário a patamares inéditos.

Entre os 65 países a utilizarem o novo espectro de frequência, o Brasil é precursor na América Latina. Segundo o Ministério da Economia, o salto tecnológico movimentará mais de R$ 100 bilhões em uma década. 

Coreia do Sul, China, EUA e Japão – pioneiros na adoção da tecnologia – já geram valor em diferentes setores e lideram o desenvolvimento de novas aplicações.

Carros autônomos

A conectividade 5G abre portas para inovações revolucionárias como os carros autônomos. O novo paradigma do setor automobilístico é caracterizado por praticidade, conectividade e segurança. Com a automação da direção, espera-se reduzir significativamente o número de acidentes de trânsito, cuja principal causa são falhas humanas (95% do total).

Em Beijing, a Baidu colocou em prática o Apollo Go Robotaxi, primeiro serviço de transporte do mundo com táxis 100% autônomos. Além da dispensabilidade de condutores humanos, os veículos da empresa de tecnologia chinesa se distinguem por eficiência de combustível, zero emissão e maior controle sobre custos, rotas e manutenção.

Panorama aerial view in the cityscape skyline with network connection concept , early morning sunrise scene .
A interconexão de mais de 20 bilhões de dispositivos até 2025 exigirá maior transparência na coleta e no tratamento de dados pessoais.

Revolução das Coisas

Tecnologia 5G é considerada a espinha dorsal da Internet das Coisas (IoT). A quantidade crescente de dispositivos fixos e móveis conectados abre caminho para facilitar a rotina de cidadãos e tornar as cidades mais inteligentes.

Smartphones, eletrodomésticos, casas, relógios e carros permitem geração de dados imprescindíveis para entender territórios, diminuir o consumo de recursos e criar soluções sofisticadas para a qualidade de vida dos moradores. 

Bright Cities

Concebida pela Action Labs, a plataforma Bright Cities fornece um roteiro para tornar as cidades mais inteligentes. Por meio de metodologia exclusiva, são combinadas informações fornecidas por gestores municipais com indicadores reconhecidos por entidades internacionais como a ONU, ISO e WCCD.

A partir dos dados analisados, as cidades passam a integrar um ranking de acordo com os 10 critérios que definem uma smart city: governança, tecnologia e inovação, saúde, segurança pública, energia, meio ambiente, mobilidade, urbanismo, educação e empreendedorismo.

A ferramenta fornece um diagnóstico com os pontos fortes e fracos das cidades, bem como um roadmap com sugestões para realçar potencialidades e sanar os principais problemas. Saiba mais.

Veja também

Inscreva-se para receber nossos Insights 

Inscreva-se para receber nossos Insights