Fazendo parte do portfólio do Grupo RIC, – afiliado à Record TV no Paraná -, a TOPVIEW é uma revista já tradicional em Curitiba, com uma tiragem de milhares de exemplares mensais e matérias exclusivamente focadas na elite da capital paranaense. As publicações abordam os mais variados temas, desde coluna social, cultura, gastronomia, viagem, lifestyle e a cobertura dos principais eventos de moda do Brasil. Somando ao reconhecimento que a revista impressa conquistou ao longo dos anos, o novo portal digital vem para agregar o mercado editorial de alto padrão não só do Paraná, mas também de todo o país. Como parte dessa estratégia, na segunda quinzena de fevereiro, a revista ganhou uma identidade completamente nova, que foi repensada e desenvolvida pelo time da Action Labs. De acordo com Patrícia Tressoldi, Gerente de Conteúdo e Projetos Multiplataformas do Grupo RIC:
“Em 2021 o Grupo RIC mudou a estratégia da TOPVIEW para que o principal meio de distribuição do seu conteúdo seja o canal digital. Com isso, o projeto desenvolvido pela Action Labs é de suma importância porque entendemos que para ter um posicionamento online apropriado é preciso contar com uma plataforma de excelente usabilidade, visual chamativo e que traga um bom fluxo de usuários. O novo portal representa uma mudança de paradigma num momento em que começamos a olhar cada vez mais para produtos digitais.”
Um dos desafios da equipe foi conseguir transportar a essência da revista impressa para o ambiente online, proporcionando os resultados que o formato exige com mais responsividade na navegação: o site foi 100% planejado sob o conceito Mobile First, que impõe uma visão minimalista e focada em conteúdo, otimizando a interação por celulares tanto para busca e visualização dos assuntos quanto para a interação com podcasts, entrevistas e opinião de especialistas. Já o novo design foi inspirado seguindo a tendência de revistas digitais internacionais, ganhando uma aparência mais fluída e clean, que destaca os cortes e as linhas editoriais. Segundo Felipe Eiras, sócio e líder da área de design na Action Labs, o portal foi repensado de dentro pra fora, mantendo o usuário como elemento central de todo o processo criativo, trazendo uma imersão mais profunda em cada tema e em formatos novos como coluna social, embaixadores e brand content.
Além do modelo otimizado para notícias, com conteúdos de texto, áudio e vídeo, a revista digital está implementando formatos multimídias que permitem que marcas possam ter seu espaço próprio para falar e conversar com o público da revista. A implementação do projeto também contou com workshop para capacitar todo o time nas melhores práticas de redação focada em otimização para buscadores. E não para por aí: a TOPVIEW está preparando ainda mais novidades para o futuro, dentre elas, a inclusão da navegação nos stories, que já está se tornando prática em diversos segmentos mesmo fora das redes sociais. Além disso, a seção shopping vai contar com uma curadoria de produtos selecionados, criando conexão direta com lojas online e locais de compra, valorizando a qualidade para quem tem o portal como referência no assunto.