Bright Cities ajuda Rio Claro a tornar gestão pública mais inteligente

Plataforma da start up de Campinas de mesmo nome tem tecnologia e comunicação da Action Labs 

Depois de cidades como Riad, na Árábia Saudita, Curitiba, Juazeiro do Norte e Campinas, agora é a vez de Rio Claro avançar rumo a meta de tornar-se uma cidade inteligente. No dia 22 de janeiro foi apresentado ao prefeito Gustavo Perissinoto um diagnóstico completo com dados de 150 indicadores da cidade do interior paulista, dentre eles Mobilidade, Energia, Saúde, Educação e Meio Ambiente.

Esses dados foram obtidos pela Bright Cities, plataforma capaz de identificar e sugerir ações para tornar as cidades cada vez mais inteligentes. A ferramenta traz recursos que melhoram os serviços, a gestão pública e a qualidade de vida das pessoas. Com mais de 208 mil habitantes, Rio Claro agora conta com essa metodologia exclusiva para acelerar a tomada de decisões e identificar ações prioritárias no contexto da cidade. Idealizada por Raquel Cardamone, pesquisadora da Unicamp e especialista em Cidades Inteligentes, a plataforma teve a Action Labs como responsável por sua estruturação como produto digital, atuando da concepção de marca e estratégia de comunicação ao desenvolvimento e evolução tecnológicos.

Mas, você sabe o que faz uma cidade ser smart? Apesar de ser um conceito recente, a ideia de cidade inteligente faz parte do planejamento de várias cidades do mundo há certo tempo. As Smart Cities são aquelas cidades que fazem uso da tecnologia em seu processo de organização para aperfeiçoar, de forma estratégica, a infraestrutura, a mobilidade urbana e criam soluções para melhorar o bem-estar das pessoas onde quer que estejam.

No mundo, além de Riad, outro bom exemplo de cidade inteligente é Songdo, na Coréia do Sul. Sem dúvida, a metrópole é a mais importante quando o assunto é Smart City, já que foi primeira no mundo a ser construída sob esse conceito. Seus semáforos, o trânsito, o descarte de lixo e até os táxis aquáticos podem ser controlados via internet sem fio. No Brasil, Curitiba inovou na sustentabilidade sendo a primeira cidade do país a testar carros elétricos monitorados com o Ecoelétrico, frota criada em 2014 para prestar serviços públicos e que poupa emissão de gás carbônico na atmosfera.

As inovações das cidades inteligentes não são pensadas apenas para o desenvolvimento tecnológico, mas também para o meio urbano como um todo, o que está ligado diretamente à perspectiva de uma cidade melhor – são setores que vão desde a coleta de lixo e poluição do ar às habitações sociais, afinal, o crescimento da população pede que prefeitos e governadores tomem ações que controlem os problemas socioeconômicos. É por esse motivo que a ferramenta certa pode fazer a diferença na hora de avaliar cada caso e identificar as melhorias que podem ser feitas de acordo com as necessidades locais.

Veja também

Inscreva-se para receber nossos Insights 

Inscreva-se para receber nossos Insights