COMO A IA VAI DOMINAR AS PRÓXIMAS ELEIÇÕES? | Política e IA

Esse foi o assunto do nosso último Insights de Sexta. Inspirados pelo tema e para ampliar ainda mais o debate, trouxemos um artigo fresquinho.

A ascensão da Inteligência Artificial na política é um fenômeno que merece atenção. À medida que a tecnologia avança, fica mais evidente como a IA pode influenciar e potencialmente dominar as próximas eleições. Mas, na prática, qual será o impacto dessa tecnologia no sistema eleitoral?

  1. Produção desproporcional de conteúdo

Algoritmos de IA podem produzir centenas de milhares de posts em redes sociais, artigos e até mesmo respostas para usuários em tempo real – falando de assuntos da cidade, propagando fake news ou falando do seu time do coração. 

Exemplo de alcance de comunicação quando microsegmentada.

  1. Superproduções feitas no comitê

O que antes exigia dias de produção, set de fotografia, equipe de figurino, maquiagem, iluminação e uma grande logística de organização de agendas agora acontece em segundos. 

Exemplo de imagens criadas e manipuladas com Trya, produto Action Labs. Uma única foto pode ter múltiplas variações com IA.

  1. Mudança de intenção de voto

Interações conversacionais em escala, com o objetivo único e exclusivo de mudar intenções de voto, podem tornar irrelevantes discussões realmente importantes para a sociedade – Reinforcement Learning.

Diálogo entre eleitor e Augusto Mobnex, candidato alimentado por IA.

Disfunções na busca pelo voto: quais os problemas em usar IA para candidatos?

Os temas fundamentais da política são apenas pano de fundo – ou nem isso

Os Augustos Mobnex podem acabar falando de tudo, menos de política – em busca de engajamento, simpatia e, por fim, conversão do eleitorado. Ele pode manipular a rede social do usuário para evidenciar posicionamentos que pareçam favoráveis ou desfavoráveis, além de ter respostas evasivas.

Alucinações – nenhum compromisso com a verdade

A busca pela intenção de voto é mais importante do que a confirmação de informações, a coerência com o discurso da campanha, a ética e a verdade. Fake news podem ser retroalimentadas exponencialmente de acordo com a reação que causarem.

Inteligência Artificial caixa preta

Os argumentos e metodologia utilizados pelo modelo de IA na busca por intenção de votos pode não ser conhecido nem mesmo pela equipe de campanha. 

Como é a criação de um candidato digital?

Clique aqui para conversar com o Augusto Mobnex

É possível o próximo passo da democracia?

Até agora nossos sistemas de informação exigiam uma Democracia Representativa, pois era impossível ter um debate estruturado sobre um tema complexo entre dezenas de milhares de pessoas. Era necessário representantes da vontade da população. Isso não é necessariamente verdade agora. Mais que isso, estes representantes agora podem ser inteligências artificiais alimentadas com as ideologias de seus representados, alcançando centenas de milhares de pessoas ao mesmo tempo.

Quer participar de discussões como essa? Nos acompanhe nas redes sociais para ficar por dentro dos próximos encontros do Insights de Sexta.

Veja também

Inscreva-se para receber nossos Insights 

Inscreva-se para receber nossos Insights