A implementação da Inteligência Artificial tem se destacado ultimamente, sendo vista como uma grande aliada no dia a dia e no ambiente empresarial. No entanto, muitas empresas têm se deparado com uma realidade frustrante: após investir tempo e dinheiro, acabam obtendo soluções que não atendem às expectativas. Seja pela qualidade insuficiente dos resultados ou pela IA desviar das instruções, diversas organizações têm enfrentado o desafio de criar soluções que, infelizmente, não podem ser utilizadas efetivamente.
Por isso, é comum que muitas empresas comecem a implementar a IA e desistam no meio do caminho. O “deixar pra lá” e continuar fazendo as coisas do jeito antigo, pode voltar a ser uma opção.
Quer saber como fugir disso? Continue lendo.
É importante ter em mente que leva tempo e é preciso realizar muitos testes para configurar os algoritmos, treinar o sistema e alimentá-lo com dados relevantes. Para uma empresa lidar com essas questões, é fundamental adotar uma abordagem estratégica e cuidadosa ao implementar a Inteligência Artificial.
Algumas dicas que podem ajudar:
- Definir metas e expectativas realistas. É interessante compreender exatamente o que se espera alcançar com a implementação da IA;
- Treinar profissionais em IA é essencial. Capacitar a equipe pode tornar significativamente mais eficiente o processo de implementação e a resolução de problemas que possam surgir;
- Realizar testes frequentes e validar os resultados obtidos pela IA são práticas importantes. Isso ajuda a identificar possíveis falhas nas instruções iniciais, permitindo ajustes antes que o problema se torne maior;
- Ter flexibilidade e reconhecer que a implementação de IA é um processo contínuo de aprendizado e adaptação.
Na Action Labs, essa tecnologia é assunto frequente, estudada, testada e explorada para que seja incorporada cada vez mais no cotidiano interno e no de clientes e parceiros, como um grande facilitador. As discussões variam entre Inteligência Artificial no Design e na Arte, IA nas eleições, IA na saúde e as temáticas não param por aí: com o mundo de oportunidades existentes, a IA pode ser aplicada em qualquer área.
Pensando nisso, realizamos em Junho de 2024 um processo Hands On, com o objetivo de que os times de diferentes áreas de atuação pudessem pensar e desenvolver comandos e automatizações em Inteligência Artificial que fossem aplicáveis para facilitar a rotina. Desde designers, líderes de projeto, até redatores e profissionais de aquisição de usuários, todos treinaram ferramentas para garantir mais eficiência nas demandas diárias.
Algumas horas depois, entre trocas de experiências e modelos apresentados, várias novas funções dessa tecnologia foram encontradas e as equipes saíram com Agentes de IA prontos para uso, como:
- Um Agente que consegue analisar o histórico de trabalho para determinar informações essenciais para um projeto, como: tempo de desenvolvimento, investimento necessário e demais detalhes pertinentes;
- Um Agente que entende todas as etapas de construção de uma régua de relacionamento e colabora no desenvolvimento de réguas para diferentes segmentos;
- Um Agente que compreende os dados de pesquisa e mercado e auxilia na criação de tópicos essenciais para a definição de Personas e muito mais.
Portanto, apesar dos desafios, vale a pena persistir. Com determinação e uma mente aberta para experimentação, a implementação da IA pode trazer benefícios significativos para as empresas. Afinal, no mundo dos negócios, é quem busca a inovação que consegue se destacar.
Quer entender como a Inteligência Artificial pode colaborar também com o seu negócio?
Aqui vão algumas dicas:
Automação de processos
Uma das aplicações mais evidentes da IA é na automação de processos. Tarefas repetitivas, operacionais ou baseadas em regras podem ser facilmente delegadas a algoritmos de IA e, assim, liberando a equipe para se concentrar em atividades que demandem mais estratégia e criatividade.
Análise de dados
A IA oferece técnicas avançadas de análise de dados que podem identificar padrões, prever tendências e tomar decisões com base em dados históricos do seu negócio.
Atendimento ao cliente
Chatbots baseados em IA estão revolucionando o atendimento ao cliente. Esses assistentes virtuais podem responder a perguntas comuns, solucionar problemas recorrentes e tudo de forma instantânea, liberando as equipes de atendimento para lidarem com questões mais complexas e delicadas.
Insights relevantes
Como mencionado, as ferramentas de IA podem analisar grandes conjuntos de dados e, assim, fornecer insights diferenciados e relevantes para a sua empresa, capacitando os colaboradores para que tomem decisões informadas e estratégicas.
Mais qualidade no trabalho
Ao reduzir a demanda de trabalhos mais operacionais, minimizar erros é uma consequência. Assim, as ferramentas de Inteligência Artificial podem elevar a qualidade e a consistência do trabalho realizado pelas equipes.
Mas não tem segredo: tem que testar, testar e testar. Quando você visualizar na prática como a aplicação de IA na rotina da sua empresa oferece uma variedade de vantagens, que pode ir muito além, e também pode impulsionar a produtividade e o sucesso do seu time, vai valer a pena.
Gostaria de saber como a inovação e a IA podem transformar a sua empresa?
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