Plataforma orienta cidades a se tornarem Smart Cities

Ser mais inteligente e inovadora é um dos objetivos da cidade de Juazeiro do Norte, no Ceará. Para isso, a prefeitura firmou parceria para a utilização da Bright Cities, plataforma idealizada pela CEO da Bright Consulting, Raquel Cardamone, com a tecnologia desenvolvida pela Action Labs. A ferramenta é capaz de identificar e sugerir soluções voltadas a melhorar a qualidade de vida dos moradores, dos serviços públicos e da gestão da cidade.
Utilizando uma metodologia exclusiva, que consiste em identificar as lacunas da cidade em relação a indicadores globais, a plataforma traça um diagnóstico dos principais desafios enfrentados pela cidade, apresentando caminhos para solucioná-los a partir de cronogramas e orçamentos pré definidos. Esse diagnóstico abrange áreas como Educação, Meio Ambiente, Saúde, Segurança, Mobilidade e Empreendedorismo.
Com um trabalho iniciado em Agosto, no final de outubro Juazeiro do Norte se tornou a primeira cidade brasileira a receber um diagnóstico completo elaborado pela Bright Cities, com um roteiro personalizado de soluções indicando projetos a serem executados, estimativas de custos, prazos e lista de prioridades.

Créditos: Bright Cities
Assim como Juazeiro de Norte, a cidade de Aracaju (SE) também caminha na busca de soluções eficientes e inovadoras para os problemas do município. Em outubro, a prefeitura assinou parceria com a Bright Cities.
Com 650 mil habitantes, a cidade irá receber um diagnóstico completo da plataforma. A partir da coleta e estudo de dados sobre o município, é iniciado o diagnóstico baseado em indicadores e estudos de caso, para então ser feita a análise preditiva, onde são antecipados problemas. A partir disso, são apresentadas sugestões de ações e quais os possíveis resultados que as aplicações podem trazer. É um roteiro para tornar a cidade mais inteligente.
Bright Cities
A plataforma Bright Cities orienta as cidades a se tornarem Smart Cities. Com metodologia exclusiva, agrega centenas de indicadores reconhecidos por entidades internacionais, como ONU, ISO e WCCD, recomendando estratégias, soluções e fornecedores que podem maximizar os pontos fortes e melhorar as vulnerabilidades das cidades.