Saiba o que é Branded Content e quais os benefícios dessa estratégia

Você sabe o que é Branded Content, ou Conteúdo de Marca? Basicamente, trata-se de uma resposta eficaz a um mercado cada vez mais saturado.

Hoje, as pessoas ficam sobrecarregadas com propagandas e informações em todos os momentos, a ponto de muitas recorrerem a soluções como bloqueadores de anúncios. Nessa situação, as marcas precisam procurar novas maneiras de se conectar com seus públicos de interesse, abordá-los de maneira criativa e transmitir os valores que elas representam.

Ficou interessado? Pois é disso que falaremos no artigo de hoje. Continue lendo e confira como usar essa estratégia para atrair novos usuários a um produto ou serviço!

Afinal, o que é Branded Content?

Conceitualmente, trata-se de uma técnica de marketing que envolve a criação de conteúdo e permite aos consumidores uma conexão com uma marca. Para olhar mais de perto essa definição, vamos definir melhor as suas principais características.

O Branded Content:

  • é focado nos valores da marca, não em seus produtos ou serviços;
  • procura gerar conversação e notoriedade em torno da marca — vendas, acesso a plataformas, solicitações de contato etc.;
  • gera valor agregado ao usuário, pois não é propaganda;
  • apela às emoções, muitas vezes em um nível mais íntimo;
  • faz uso de narrativa — conta histórias, envolve com narrações com início, meio e fim bem estruturados;
  • pode ser apresentado por meio de múltiplos formatos e canais de difusão — texto, áudio e vídeo em sites, blogs, redes sociais, eventos etc.;
  • pode ser cocriado — empresas parceiras podem criar e publicar conteúdos que tenham a ver com seus universos de negócios, e que fortaleçam suas conexões no imaginário de um público específico.

Por outro lado, também é interessante ressaltar o que o Branded Content não é. Ele não se concentra em produtos e serviços e, portanto, não é publicidade ou propaganda — sequer é a mesma coisa que marketing de conteúdo, uma vez que esta estratégia tem como foco principal conduzir o possível comprador na jornada de compra.

Além disso, ele não é invasivo ou interruptivo. Pelo contrário, é feito para atrair o público, não para aparecer em intervalos comerciais ou saltar na tela do computador de maneira inesperada.

Como usá-lo para ajudar a aquisição de usuários?

Agora que você já sabe o que é Branded Content e entende as suas vantagens, vamos apresentar, em detalhes, como ele pode ser benéfico para a sua estratégia de aquisição de usuários para um novo produto ou serviço.

Promova o posicionamento da marca

O foco do Conteúdo de Marca deve ser posicioná-la como a melhor opção — mas isso deve ser feito de maneira criativa e inovadora. Um ótimo exemplo é o site da GE Reports.

Grosso modo, a GE lançou o GE Reports para contar histórias interessantes relacionadas à sua indústria. Nele, apresenta artigos de muitas vozes diferentes falando sobre inovação, transformação digital e também negócios. Uma coisa que eles não fazem, contudo, é divulgar seus produtos.

O site é uma fonte de notícias e informações, não de vendas diretas; assim, proporciona um benefício direto para os consumidores.

Faça cocriação

A Netflix fez isso ao firmar uma parceria com o The New York Times: no centenário jornal estadunidense, a empresa publicou uma reportagem sobre as prisões femininas daquele país. Assim, as duas marcas conseguiram se posicionar como antenadas e joviais.

A empresa de streaming de vídeo reavivou sua série Orange is The New Black na memória do público, enquanto o jornal se mostrou para um público cativo dessa série de enorme sucesso.

Emocione e inspire sua audiência

Ter funcionalidades e características de alta qualidade já não é mais suficiente; hoje, é preciso mostrar a sua marca como emocionante e inspiradora. Um ótimo exemplo disso foi uma ação da Unilever para sua marca de higiene pessoal Dove, chamada Retratos da Beleza Real.

A empresa chamou diversas mulheres para uma conversa. Lá, elas eram convidadas a se encontrar com um profissional de retratos falados, para o qual tinham de descrever a si próprias e uma das outras mulheres. No final, portanto, foram feitos dois retratos de cada participante.

O resultado pode ser visto neste vídeo emocionante, junto à mensagem da marca: “você é mais bonita do que costuma pensar”.

Busque ajuda especializada

Por fim, uma dica bastante importante: busque uma agência especializada em estratégias de Branded Content para ajudá-lo a estruturar as suas ações. Com um olhar especialista, tudo fluirá melhor nesse processo, e os seus resultados aparecerão mais rapidamente.

Então, gostou da leitura? Agora que você entendeu o que é Branded Content e como ele pode ser útil para a sua estratégia de atração de usuários para produtos e serviços, aproveite para nos seguir nas redes sociais e acompanhe os nossos próximos insights! Estamos no Facebook, no Twitter e no LinkedIn.

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