Storytelling: um passo essencial para o seu processo de inovação

Contar uma história é algo importante, desde a parte lúdica até a informativa. Para as empresas, essa pode ser uma ferramenta de marketing essencial e tem um nome técnico: storytelling. Quando bem executada, ela ajuda a estreitar o relacionamento com o público e a impulsionar campanhas.

Atualmente, o acesso à informação é amplo, qualquer pessoa consegue com facilidade pesquisar variados assuntos, o que impacta o modo como as marcas se relacionam com o público. Cada vez mais, envolver pessoas com uma estratégia sólida faz efeito em qualquer segmento. O storytelling possibilita isso graças às bases de execução dele.

Neste post, mostraremos o que é essa técnica, como ela pode ser utilizada e quais são as bases da sua aplicação. Confira!

O que é o storytelling?

O storytelling é, na teoria, uma técnica de marketing aplicada em campanhas, com a finalidade de gerar valor a um produto ou serviço. Na prática, ela propõe uma história, como um filme ou livro, em que há um roteiro voltado para essa finalidade estratégica da empresa.

Há diversas formas de fazer storytelling e é isso que torna essa prática tão interessante. Vídeos e textos são as principais maneiras, contando com algumas variações dentro do que é possível hoje. Uma boa campanha de storytelling pode ser feita atualmente, por exemplo, nos stories do Instagram da marca em questão.

No final das contas, o importante é que aquela história contada gere um impacto no público. Esse método de envolvimento conta com alguns fatores que tornam o storytelling realmente eficaz, gerando sentimentos e ideias no consumidor.

Envolvimento emocional

Em uma época em que os contatos são artificiais e rápidos demais, essa técnica tem forte apelo emocional em sua execução. No storytelling, as marcas geram narrativas que conseguem despertar diferentes sentimentos no público. Nas histórias contadas, o apelo emocional é um fator utilizado, com responsabilidade, naturalmente. Parte disso é feito por meio da humanização da marca, o que gera a proximidade com o público, algo tão buscado atualmente.

Para isso, alguns elementos precisam estar presentes nas campanhas de storytelling, de modo que seja possível causar alegria, comoção, saudosismo, diversão e muitos outros sentimentos. Essa técnica usa esses princípios como base das campanhas que produzem, mexendo com quem está do outro lado.

Empatia

Gerar engajamento é fundamental para que as marcas consigam apresentar seus produtos e serviços a longo prazo, mantendo o público perto. Nada melhor do que contar uma história que se envolva com a realidade do consumidor. Assim, ele se sentirá parte daquilo, percebendo que a marca pode solucionar os seus problemas.

Muitas empresas aplicam isso no storytelling por meio de ações que contam com depoimento dos consumidores. Nesse caso, funciona como um roteiro tradicional de filmes:

  • há um personagem que tem um problema a ser solucionado;
  • ele busca algum recurso como ajuda, mas não tem sucesso;
  • finalmente, ele encontra o produto ou serviço da empresa;
  • lá ele consegue soluções;
  • ao final, ele relata como a marca o ajudou a sanar o problema.

Essa ordem cronológica é feita justamente com intuito de gerar o impacto necessário para engajar o público. O consumidor se identifica com o problema do personagem, vê que aqueles depoimentos são realmente concretos e, por fim, passa a confiar na marca e acreditar que ela vende a solução que ele precisa.

Condução estratégica do público

O storytelling é uma excelente forma de conduzir o público pela jornada do consumo, desde o momento da captação da atenção até a conversão. As ações que contam as histórias trazem a sensação de aprovação do produto ou serviço. Isso acontece porque essas campanhas trazem soluções e valorizam a marca de dentro para fora, gerando imagem positiva e uma relação de confiança, algo que engaja e traz o público para perto.

Após isso, a marca pode trabalhar melhor a condução do seu usuário pela jornada do consumo. Os próximos passos são trabalhar mais no engajamento, estreitar os laços e, ao final, oferecer a conversão, que geralmente é a compra.

Quais são os pilares de execução dessa técnica?

Uma boa campanha de storytelling precisa ser construída sobre pilares básicos dessa técnica. Isso garante que a marca transmita a imagem ideal e, principalmente, seja capaz de conquistar o público. Conheça a seguir quais são essas bases de desenvolvimento de uma campanha.

Autenticidade e inovação

Uma boa história pode até já ter sido contada, mas precisa ser repaginada. É comum que haja um crescimento no uso do storytelling, porém, as marcas precisam fugir da “receita”. Boas bases garantem a chegada ao objetivo e precisam desenvolver campanhas diferenciadas, com propostas únicas e que impulsionem a marca. A inovação é fundamental para chegar até isso. Nesse caminho, uma empresa consegue ser autêntica nas ações e traz algo diferente na comunicação com o público.

Uso de dados para reforçar

Dados são a prova de que algo que está sendo falado tem realmente veracidade. Consumidores lidam com uma seleção ampla de marcas, então trazer a realidade ajuda a gerar credibilidade. Campanhas com informações são mais bem-aceitas e transmitem a sensação de “jogo limpo”.

O consumidor não é inocente ao ponto de não entender que suas campanhas querem o envolver. No entanto, storytelling com dados e depoimentos verídicos conseguem essa proximidade de forma verdadeira e mais impactante. Isso é muito bem-visto pelo público.

Conexão com o público

É preciso sempre buscar a conexão com o público da marca. Isso vem por meio de diversos detalhes: abordagem, linguagem, elementos usados nas campanhas, depoimentos, produção de qualidade e, como falamos, o fator emocional.

Cada um desses elementos, quando aplicados em um storytelling, geram diferentes sensações e respostas de quem consome a campanha. Essas pequenas reações significam que a marca conseguiu essa conexão, então está mais perto de envolver e engajar o consumidor.

Sua marca estará inovando ao trazer boas ações de storytelling ao mercado. Os consumidores gostam do novo e entendem que, quando uma empresa traz isso com uma proposta sólida, ela é digna de atenção e de um voto de confiança.

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