Como desenvolver produtos de sucesso? Conheça a estratégia das Provas de Conceito

Nenhum produto de sucesso surge da noite para o dia, muito menos são as suas primeiras versões. Inovar pode ser muito trabalhoso, custar muito caro e, o pior, levar muito tempo quando não se utiliza a técnica correta.

É fundamental contar com técnicas que minimizem esses problemas ao mesmo tempo em que adéquam o produto à demanda específica dos clientes em potencial no mercado. Para isso, o uso do Design Thinking e da metodologia de PoC Design são estratégias que geram melhores resultados.

Quer saber como lançar algo inovador sem gastar muito e em menos de 6 meses? Confira a técnica que utilizamos na Action Labs e que já gerou mais de 15 lançamentos de sucesso!

Tirar as ideais do papel pensando que elas serão jogadas fora

Os maiores prejuízos na elaboração de um novo produto acontecem quando a empresa insiste demais na ideia errada. Por isso, o empreendedor não deve trabalhar em uma ideia por tempo demais, sob o risco de apaixonar-se por ela. Pois, quando estamos apaixonados, deixamos de ver os defeitos mais óbvios e ignoramos as atitudes mais reveladoras.

Sendo assim, a forma ideal de tirar as ideias do papel é por meio de uma metodologia de validação. Nesse sentido, o PoC Design é um excelente norteador.

Metodologias para validar ideias inovadoras

As metodologias de validação são técnicas específicas que permitem testar uma ideia ou um produto antes que ele seja disponibilizado ao mercado. Logo, sua finalidade é corrigir o máximo de erros possíveis e direcionar melhor o escopo da solução proposta por meio das perguntas certas aos potenciais clientes.

Protótipo

O protótipo visa tangibilizar uma ideia para torná-la mais concreta e evitar discussões genéricas e improdutivas. Cada tipo de produto requer uma prototipagem diferente. Na arquitetura, temos as maquetes, que representam a obra finalizada. Na moda, temos os croquis. No design de interação, pode ser uma representação em papel da estrutura de navegação. O ponto essencial é garantir que toda a equipe de projeto, os stakeholders e os clientes consigam visualizar melhor o produto por meio do protótipo.

MVP

O MVP (Minimum Viable Product) é a menor versão possível do produto que já pode ser comercializada. Para isso, é importante ter uma visão exata da proposta de valor para reduzir o produto à sua essência.

Diferentemente do protótipo, seu objetivo não está na concretização da ideia, mas sim, na entrega mínima de suas funcionalidades. Dessa forma, o conceito principal deve estar presente e ser validado.

PoC Design

O PoC Design — ou desenho da prova de conceito — é uma metodologia mais ampla que pode ou não abranger as técnicas anteriores. O foco dela é determinar o caminho de validação do conceito antes mesmo de iniciar o desenvolvimento das primeiras versões.

Com a ajuda de um processo de imersão, os responsáveis pela construção do novo produto são colocados na posição dos mais interessados: os clientes. Com isso, eles têm uma visão muito mais aproximada da realidade do público-alvo e conseguem entender, de uma forma mais apurada, quais são as verdadeiras necessidades e preferências a serem desenvolvidas.

Em seguida, o projeto segue com um plano de testes, desenvolvimento de protótipos e MVP’s (caso necessário) a fim de confirmar os acertos e definir os próximos passos até que a primeira versão do produto esteja pronta para lançamento.

O PoC Design proporciona inúmeras vantagens a quem deseja desenvolver produtos de sucesso. Vamos destacar a seguir as mais relevantes.

  • Clareza na oferta de valor: ao utilizar essa técnica, a ideia é desenvolvida em torno do que é identificado nas pesquisas de mercado e análise do comportamento do público, bem como o que os envolvidos apontam de erros e acertos. Por mais que uma empresa deseje implementar um serviço de entregas de picolés, é preciso saber se as pessoas querem receber picolés em suas casas. Por isso, a parte mais importante do método é a validação do conceito.

Ao longo do processo, podem ser elaborados vários protótipos e MVP’s para serem apresentados e testados pelos clientes como parte da estratégia. Entretanto, a resposta buscada na prova de conceito é “quais são os próximos passos?” e não “deu certo” ou “deu errado”.

  • Economia de tempo: o processo todo é realizado em cerca de 90 a 120 dias. O foco na definição mais precisa do coração do produto ajuda a desenhar caminhos mais curtos e a cometer menos erros ao longo de cada um deles.
  • Priorização: o método ajuda a entender tanto o que deve ser feito, quanto o que não deve ser feito. Sendo assim, o tempo que seria gasto no desenvolvimento dos protótipos é otimizado e não é necessário esperar a entrega de diversas funcionalidades e layouts para só então perceber que não era aquilo que cliente queria ou esperava.
  • Redução de custos: a redução dos custos fica evidente. No PoC Design, destina-se uma pequena parte do orçamento (cerca de 10% a 20%) para o desenvolvimento do conceito, o restante é dedicado à produção da ideia já validada.

Logo, mesmo as ideais com budget baixo podem ser melhor definidas. Além disso, as técnicas usadas nessa metodologia permitem maior previsibilidade de gastos com essa primeira fase, antes do lançamento do produto no mercado. Isso permite um uso mais racional e preciso dos recursos.

Conte com um parceiro experiente em lançar produtos de sucesso

Todo esse processo de validação de uma nova ideia demanda um grande esforço e, acima de tudo, conhecimento. Por isso, é fundamental contar com uma empresa experiente, que domine bem a metodologia e saiba direcionar corretamente as ações.

Nesse sentido, a Action Labs é o parceiro ideal, pois utiliza a metodologia PoC Design para ajudar as empresas na criação de soluções inovadoras. Já são mais de 15 produtos de sucesso lançados no mercado, e o próximo pode ser o seu!

Tem uma ideia, mas não sabe como implementá-la? Nós podemos ajudar você a realizá-la, de forma mais rápida e com custos otimizados. Entre em contato conosco e transforme sua ideia em um produto de sucesso!

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