O QUE É POC DESIGN?

Proof of Concept

PoC Design é testar o coração da sua ideia

De nada adianta uma ideia genial ou uma tecnologia inovadora se elas não resolvem um problema real dos consumidores.

Proof of Concept Design é o processo de criação e execução de provas de conceito, uma forma de testar se o coração de uma inovação é realmente desejado pelas pessoas.

Mas o que é uma Prova de Conceito?
A IBM e sua Speech to Text Machine.

Processo de Imersão.

É colocar o olhar do especialista na posição do consumidor.

Na busca por inovações disruptivas a observação é muito mais eficaz que questionários e grupos de foco.

É preciso colocar seus especialistas em campo e fazê-los sentir as angústias do consumidor. Vê-lo comprando, utilizando, abrindo e descartando o seu produto traz valiosos insights de qual deve ser o coração da sua solução.

Mapa de Empatia, pesquisa etnográfica e outras estratégias de imersão.
A resposta será irrelevante se a pergunta não for a certa.

Processo de Ideação.

É criar soluções inovadoras para os problemas do público.

Esqueça do seu produto, das tecnologias que têm em mãos e de toda sua história - eles podem prendê-lo à velhas soluções.

Concentre-se apenas no seu consumidor, a forma como ele se comporta e o problema a ser resolvido.

Você já esteve na pele dele no processo de imersão - mantenha este mind set e seja criativo.

Quer ter muitas ideias? Não gaste muito tempo com nenhuma delas.
Processos de ideação para ampliar o potencial criativo da equipe.

Processo de Priorização.

É concentrar esforços na solução mais simples e elegante para o problema.

Para sua prova de conceito menos é mais. Menos funcionalidades significa mais recursos para implementar o que é realmente essencial.

Além disso uma ideia mais objetiva possibilita uma mensuração mais precisa dos resultados.

Saber o que não fazer é tão importante quanto saber o que fazer.

Priorizando suas ideias: foco no público e no problema.
Trabalhando com ideias de viabilidade duvidosa.

Processo de Prototipação.

É criar rapidamente uma solução que nos traga respostas imediatas.

Mais importante do que provar seu funcionamento, um protótipo de PoC deve trazer respostas.

O consumidor realmente está disposto a adotar uma solução como a nossa? A pagar por ela? Qual o modelo de negócio mais adequado? Ainda que o protótipo não seja a resposta certa, devemos sair dos testes mais próximos dela.

Protótipo não é MVP: conceitos que farão diferença na sua prova de conceito.
Sempre trabalhe em um protótipo contando que vai jogá-lo fora.

Processo de Teste.

É colocar todas as ideias à prova, não esperando que elas estejam certas, mas que nos levem mais perto da verdade.

Os testes em uma Prova de Conceito devem ser sempre considerados como meio do caminho, e não fim. Idealmente estruturados em ciclos, os testes devem gerar feedback considerando o caráter evolutivo do projeto. O retorno do teste deve ser de “próximos passos" e não de “deu certo” ou “deu errado”.

Definição de métricas como parte essencial do PoC.
Testes e prototipação como parte do processo criativo.

inovação agora e sempre

PoC Design é a inovação na vida real. Um modelo aplicável a qualquer cenário de negócios e a todos os perfis de empresas. Para começar agora, já no seu próximo projeto. E em todos os outros.

Para saber mais sobre PoC Design siga nossas redes sociais.