Big Data Analytics: entenda como funciona o processamento de dados

Quando se fala em tecnologias que impulsionam a inovação nas empresas, um dos termos mais recorrentes é o de Big Data Analytics. Essa estratégia está associada com a capacidade de tomar decisões fundamentadas em dados sólidos e confiáveis, além de ser essencial para quem deseja reduzir custos e riscos, economizar tempo e adquirir uma visão ampla dos negócios.

Para aprender mais sobre essa tecnologia e entender como ela contribui com as empresas, acompanhe as informações a seguir!

O que é Big Data Analytics?

O termo Big Data Analytics refere-se a um conjunto de práticas que analisam uma quantidade imensa de dados em bases estruturadas e não-estruturadas, disponíveis na rede. Seu objetivo é obter insights valiosos que orientem as companhias nas tomadas de decisão.

Esse conceito está fundamentado em três características: volume, variedade e velocidade. Ou seja, são bases muito grandes, praticamente impossíveis de serem compreendidas e analisadas manualmente; são variadas, dispostas em arquivos de diferentes tipos e formas; mas também têm dados gerados em alta velocidade e em tempo real.

Por conta disso, elas requerem uma série de técnicas para coleta, processamento, filtragem e interpretação a fim de extrair informação para gerar conhecimento. Dessa forma, é possível tomar decisões de maneira rápida e obter melhores resultados.

Como funciona?

Os algoritmos de Big Data recebem as bases como entrada e processam essas informações em busca de padrões e insights interessantes para o negócio. Assim, eles são capazes de identificar possíveis cenários e de apontar oportunidades que podem ser exploradas pelos gestores.

A partir de dados históricos, por exemplo, é possível buscar correlações entre fatos que ocorreram, estabelecendo uma relação de causa e consequência, e traçar uma previsão para o futuro. Se, no passado, quando A aconteceu, o resultado foi B, existe uma grande possibilidade de que, no futuro, o efeito B aconteça de novo, caso A ocorra.

Esse modelo, chamado de análise preditiva, pode ser aplicado para entender o comportamento do mercado com a tentativa de antecipar oportunidades de lucro ou riscos. Mas também é aplicado no relacionamento com o consumidor para entendimento de suas necessidades.

Aplicação prática do modelo preditivo

Um exemplo claro dessa análise é o projeto Ei, Doutor, que cruza dados do perfil de saúde do usuário com outras informações sobre o plano de saúde, plano odontológico e seus medicamentos.

Assim, caso o usuário com um determinado comportamento seja cardiopata, o sistema consegue prever que pessoas com o mesmo comportamento têm maior probabilidade de sofrer com a mesma condição. Ou seja, a empresa que faz a análise e o plano de saúde conseguem atuar preventivamente, oferecendo conhecimento personalizado para os usuários.

Ainda existem outros tipos de análise, que se concentram em explicar o passado, compreender causas para os eventos ocorridos e entender o que deve ser feito no futuro.

Como pode ser usado no negócio?

O Big Data Analytics é usado para reduzir custos e preparar a empresa para situações de contingência. Um exemplo disso é manutenção preventiva, que consegue prever a quebra ou o mau funcionamento de um equipamento importante na linha de produção. Dessa forma, a equipe interna é capaz de realizar o suporte nesse ativo antes mesmo dele apresentar algum defeito que comprometa as operações.

É fundamental também para basear o planejamento estratégico e nortear os investimentos com a certeza de sucesso. As metas podem ser definidas com base em um conhecimento amplo da situação da empresa e do mercado, fruto de análises aprofundadas dessa quantidade massiva de dados.

Vamos voltar ao exemplo citado dos clientes: com essa tecnologia, a gestão também consegue segmentar ofertas e sugerir itens novos para os consumidores, com base naquilo que eles já compraram ou demonstraram interesse. Isso é fundamental para fortalecer o relacionamento e garantir a fidelização.

O uso de dados vai guiar a empresa na personalização da experiência de seu público e na criação de um valor único para as pessoas que entraram em contato. Da mesma maneira, esses insights servem de premissa para a melhoria dos produtos e nos processos, com base nas expectativas dos compradores.

Ou seja, é uma tecnologia importante para gerar mais controle a gestão na relação com os clientes, no processo criativo e produtivo. Assim, a companhia é capaz de implementar inovação e se destacar no mercado.

A análise de dados é uma das estratégias mais comentadas nos tempos modernos, justamente por conta de seus benefícios e da revolução que provoca internamente, com geração de mais conhecimento e domínio para o gestor. Assim, é possível gerenciar os recursos com facilidade e crescer de maneira sólida, ágil e bem planejada.

Gostou de aprender sobre Big Data Analytics? Então, entre em contato conosco e descubra como podemos ajudar a sua companhia.

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