Inteligência Artificial: como usá-la para saber as necessidades do cliente

Finalmente, começamos a visualizar com mais frequência a Inteligência Artificial nas empresas, tanto em produtos e serviços, como nos mais variados processos internos.

Esse movimento já é um importante motor da economia global. Segundo a consultoria IDC, as tecnologias que simulam e até superam muitas capacidades humanas devem movimentar 52 bilhões de dólares até 2021.

Você precisa refletir sobre como a Inteligência Artificial está sendo integrada aos negócios atualmente e também saber como ela pode ser usada para conhecer as necessidades dos seus clientes. Neste artigo, entenda mais!

O crescimento da Inteligência Artificial nas empresas hoje

Um estudo americano aponta que, em todo o mundo, o emprego da Inteligência Artificial nas empresas é mais frequente em funções de TI. Ao mesmo tempo, há toda uma movimentação para expandir o uso a outras áreas dos negócios. A partir de 2020, os impactos dessa tecnologia deverão se voltar com mais intensidade para marketing, atendimento ao cliente, finanças e RH. Assim, acreditam 70% dos executivos entrevistados.

Segundo os pesquisadores, das 13 verticais de mercado investigadas, um destaque é a indústria de seguros. Durante o período analisado, ela movimentou 24 milhões de dólares em sistemas de Inteligência Artificial: a média geral é de 70 milhões por segmento.

Outro ponto interessante dessa pesquisa: os segmentos que mais adotam a Inteligência Artificial são aqueles focados no consumidor. Com objetivo de potencializar suas infraestruturas de TI, organizações de turismo, hospitalidade e telecomunicações vêm logo atrás do mercado segurador, em volume de investimentos.

Como se dá a integração da Inteligência Artificial, nas empresas

Para entendermos a integração da Inteligência Artificial nas empresas, vamos pontuar duas das suas abordagens mais significativas. Confira a seguir.

Machine Learning

O Machine Learning é um dos braços da Inteligência Artificial mais influentes no momento. É empregado em projetos ágeis, por exemplo, sendo dos mais simples aos mais complexos. Em linhas gerais, esses são os modelos de algoritmos mais populares dentro dessa abordagem, alguns são utilizados para conhecer melhor os clientes e até antever seus comportamentos. Fazem isso por meio de:

  • identificação de correlação — identificação de uma correlação entre duas variáveis para fazer previsões (em comportamento de usuários de aplicações, por exemplo);
  • árvores de decisão — observações de determinadas ações para identificar um caminho ideal para chegar a um resultado desejado;
  • agrupamento — um número especificado de pontos de dados é reunido em um número específico com base em características semelhantes;
  • redes neurais — grandes quantidades de dados de treinamento para identificar correlações entre muitas variáveis ​​para aprender a processar dados recebidos, no futuro;
  • aprendizado de reforço — envolve modelos repetindo várias tentativas de concluir um processo; as etapas que produzem resultados favoráveis ​​são recompensadas e aquelas que não o fazem são penalizadas até que o algoritmo aprenda o processo ideal.

Deep Learning

Outra ramificação importante é o Deep Learning ou “aprendizado profundo”. Nessa abordagem, redes neurais artificiais — algoritmos inspirados no cérebro humano — aprendem com grandes quantidades de dados diversificados, não estruturados ou interconectados. No que diz respeito a conhecer e se relacionar melhor com clientes, confira exemplos de aplicação da aprendizagem profunda:

  • assistentes virtuais — Alexa, Siri ou Cortana, por exemplo, usam o aprendizado profundo para entender discurso e linguagem das pessoas e, assim, auxiliá-las;
  • traduções — tradução automática entre idiomas (isso é poderoso para viajantes, mas também nos negócios que atuam com diferentes países e culturas);
  • chatbots e bots de serviço — fornecem atendimento ao cliente, podendo responder de uma forma inteligente e útil a uma quantidade crescente de perguntas auditivas e de texto;
  • reconhecimento facial — para fins de segurança, mas também para proporcionar pagamentos rápidos, em lojas;
  • medicina e farmacêutica — de diagnósticos de doenças e tumores a medicamentos personalizados criados especificamente para o genoma de um indivíduo;
  • compras e entretenimento personalizados — já se perguntou como a Netflix apresenta sugestões para o que você deve assistir a seguir? Sim, é algoritmo de aprendizagem profunda.

Em resumo, cresce a cada dia o emprego da Inteligência Artificial nas organizações, pois as vantagens são muitas. Quando se trata de conhecer melhor as necessidades do cliente, as tecnologias dentro desse conceito são imbatíveis, já que melhoram significativamente a competitividade corporativa.

Conseguimos ajudá-lo a visualizar a Inteligência Artificial nas empresas? Confira agora como usar Machine Learning em projetos ágeis!

Veja também

Inscreva-se para receber nossos Insights 

Inscreva-se para receber nossos Insights