O Lean Startup é uma abordagem para construir novos negócios com base na crença de que os empreendedores devem investigar, experimentar, testar e interagir conforme desenvolvem produtos.
Essa abordagem vem se popularizando à medida que as organizações compreendem a importância de inovar e, ao mesmo tempo, de entregar produtos e serviços em tempo hábil.
Neste artigo, além de entender o conceito, você vai ver também algumas dicas para implementar o Lean Startup no seu negócio. Confira!
O que é Lean Startup
O conceito de Lean Startup surgiu no início dos anos 2000 e evoluiu para uma metodologia em 2010. Ele foi desenvolvido por Steve Blank e Eric Ries, empreendedores do Vale do Silício.
As ideias contidas nessa abordagem vão de encontro aos princípios antigos sobre como os empreendedores abordavam o lançamento de um novo produto ou serviço.
Tradicionalmente, eles desenvolviam um plano de negócios que era utilizado a fim de arrecadar fundos para financiar as atividades de criação de produtos e serviços. Tudo era desenvolvido em “modo furtivo”, mantendo as ideias longe dos olhos de todos — somente trabalhadores e investidores tinham acesso a elas.
Testes a partir de modelos
No Lean Startup, os empreendedores devem buscar um modelo de negócios e testar suas ideias. Ao mesmo tempo, precisam usar o feedback de clientes potenciais para fazer as adaptações necessárias.
Envolvimento contínuo
A abordagem também defende que os empreendedores se envolvam continuamente nesse loop de atividades — explorando e desenvolvendo hipóteses testadas entre os clientes para obter feedbacks, algo conhecido como aprendizado validado. Assim, eles usam esses retornos para reprojetar seus produtos.
Iteração e agilidade
O Lean Startup também defende os conceitos de desenvolvimento iterativo ou ágil, adaptados do mundo do desenvolvimento de softwares. Uma startup “enxuta” construirá um protótipo rapidamente e o colocará no mercado para avaliar o sucesso do produto sem gastar recursos desnecessários. Além disso, usará os dados gerados pelos primeiros testes de marketing para influenciar a próxima fase de criação. Na produção enxuta, essa abordagem é chamada de Kaizen. Na programação, é conhecida como Agile.
Produto Mínimo Viável
Além disso, a metodologia de Lean Startup exige que os empreendedores desenvolvam um produto viável mínimo, ou MVP, que possa ser testado. Isso facilita na hora de ajustar os produtos com base no feedback do cliente. Na prática, ainda promove maior velocidade e diminui o custo de cada grande iteração.
Como aplicar o Lean Startup em sua empresa
Abordagem bastante usada em esforços de inovação, principalmente em empresas da chamada “nova economia” (startups, por exemplo), o Lean Startup pode ser aproveitado em projetos e até em modelos de negócio já consolidados. Para tal, é preciso fazer algumas adaptações.
Em linhas gerais, esses são os conselhos básicos:
- entenda o problema/desafio e defina a solução: vá além das suposições para chegar a uma resolução eficiente. Invariavelmente, os clientes/usuários são os indivíduos que sabem apontar o que pode ser melhorado;
- crie um MVP: desenvolva um produto com o conjunto mínimo de recursos necessários para que ele sirva como protótipo e ajude a testar as possibilidades;
- experimente e mensure: faça testes enquanto está desenvolvendo o produto ou o serviço. Ao testar as partes, será possível avançar e chegar a um resultado satisfatório antes do fim do projeto.
Agora que você já consegue entender o que é Lean Startup e visualizar como é possível aplicar esse método, veja quanto custa viabilizar um projeto para inovar!