Mobilização colaborativa: prepare-se para ouvir muito sobre isso

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Nunca o mundo esteve tão conectado

A crescente oferta de plataformas “faça você mesmo”, de novas tecnologias e a evolução do coworking, quando analisadas da ótica futurista, sinalizam uma tendência: da colaboratividade.

O Brasil está conhecendo agora este formato de mobilização e engajamento, que já é uma tendência no mundo. O grande marco foi a eleição norte-americana de 2008, que resultou na vitória de Barack Obama. Nas eleições de 2016, isso já era uma tendência e, agora, com o aumento do engajamento político, chegou o grande momento de os homens públicos aderirem a isso.

O MobNex, plataforma completa de mobilização colaborativa desenvolvida pela Action Labs, chega para auxiliar e controlar as campanhas de mobilização. No Brasil, é a primeira plataforma de mercado completa, com o conceito de gameficação e colaboração tão forte, que integra um painel de controle da campanha com aplicativo e site. Ele foi concebido a partir de experiências que trocamos com as equipes que fizeram a campanha do presidente Barack Obama.

Um dos diferenciais é a possibilidade de ampliar a capacidade de mobilização pelo aplicativo, que possui estratégias de gameficação e conecta toda a equipe à campanha, atribuindo metas semanais de atuação, compartilhando informação em tempo real e valorizando os mobilizadores mais ativos. Campanhas altamente conectadas são mais ágeis e eficientes. Em tempos de grandes restrições, legais e orçamentárias, empoderar os mobilizadores é sair na frente. E pode significar chegar na frente.

Diferentes possibilidades de mobilização

As campanhas colaborativas possuem uma série de vantagens. Para o candidato, este modelo permite o trabalho em rede e a mobilização mais rápida. Todos podem participar compartilhando os conteúdos, incluindo novas pessoas, dando ideias e defendendo ideais. E isso pode ser feito a longo prazo. Quanto antes a situação ou oposição mobilizar e engajar sua rede, mais tempo tem para firmar suas causas. Já para o cidadão, a campanha colaborativa é a essência da democracia. Mais do que a eleição, ela representa a participação política.

Este é o momento certo para buscar este tipo de mobilização, que custa significativamente menos se comparado a uma campanha tradicional e ainda possui alcance, capilaridade e personalização em níveis impossíveis de se atingir com outras estratégias. A eleição colaborativa ajuda, ainda, a combater as Fake News – um dos grandes desafios desta próxima eleição – já que as pessoas da sua rede ajudam a combater as notícias falsas.

A ferramenta está disponível e pode ser uma grande aliada em campanhas de pequeno e médio porte. Em 2018 foi utilizada por candidatos de vários locais do Brasil, de deputados a presidenciável. É hora de pensar com antecedência,  investir e buscar novas formas, mais atuais e colaborativas, para atingir seu público-alvo e gerar a mudança necessária.

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