5 ferramentas de Design Thinking para aplicar na sua startup

O gerenciamento da produção em uma startup é uma responsabilidade que envolve uma série de complexidades e variáveis diárias. No entanto, com as eficientes ferramentas de Design Thinking, é possível garantir agilidade, produtividade, consistência, economia e outros benefícios que são demandados pelo mercado moderno. Assim, você consegue resolver problemas em menos tempo e se lançar no mercado de um jeito competitivo.

Se quiser aprender mais sobre como conseguir economizar recursos e assegurar o máximo de qualidade na gestão de sua empresa, acompanhe o artigo de hoje.

A importância do Design Thinking

O Design Thinking é uma abordagem que intenciona a solução de problemas de maneira colaborativa e criativa, envolvendo ferramentas e estratégias que buscam entender o problema profundamente, com foco em empatia e experimentação. É uma metodologia moderna, ideal para gestão de startups e empresas com modelos inovadores de negócio.

É uma forma de lidar com problemas como os designers fazem, daí o seu nome. Assim, as pessoas tentam encarar as situações difíceis de uma forma específica e diferente, com foco na criatividade humana e na integração entre necessidades, possibilidades e requisitos.

Então, por que essa abordagem inovadora é tão importante? A resposta fica clara quando percebemos que essa maneira de compreender o problema ajuda a entender melhor as necessidades dos clientes, com maior empatia com suas dores, gerando uma produção alinhada e de mais qualidade e consistência, bem como também implica maior satisfação do cliente.

Outra vantagem que demonstra a importância é o maior suporte à criatividade e inovação, o que expande as possibilidades e gera resultados únicos. O processo é mais ágil e dividido em etapas transparentes e bem definidas. Os resultados, assim, são mais confiáveis, competitivos e garantem o sucesso da companhia no mercado.

Ferramentas de Design Thinking para aplicar em sua startup

Veremos, a seguir, as ferramentas de Design Thinking que podem ser aplicadas na sua startup.

1. Brainstorming

O Brainstorming é o ato de reunir os membros da equipe e dar vazão a ideias novas de uma forma criativa e espontânea. O foco não é ter um escopo definido, mas deixar a mente guiar o processo, com participação de todos em um debate aberto a sugestões e definição de prós e contras. Assim, a equipe é capaz de entender o problema e explorar possíveis soluções.

2. Mapa de Empatia

Essa ferramenta consiste em uma síntese do perfil do cliente, com questões sobre seus objetivos, comportamento e sua visão sobre o problema e a situação estudada. Assim, possibilidades futuras são analisadas, em conformidade com a percepção do contratante. É uma ótima estratégia para alinhar os resultados.

3. Mapa Mental

O mapa mental é uma abordagem que busca organizar as ideias principais que foram concebidas, estabelecendo uma hierarquia entre elas, com alguns conceitos que se ramificam em outros. É uma forma de visualizar o que foi pensado e ter uma visão completa do processo criativo.

4. Storyboard

Já o storyboard consiste em criar histórias em quadrinhos, com roteirização, personagens, cenários, colagens e fotografias, com o objetivo de explicar o problema de maneira criativa e visual, contemplando todos os detalhes relevantes.

5. Prototipagem

Trata-se da representação física de uma ideia, de passar parte do projeto do papel para a realidade, a fim de ajustar pontos necessários. O objetivo é validar essa concepção com testes que buscam garantir a consistência e o alinhamento aos objetivos do cliente.

O Design Thinking é uma abordagem revolucionária e inovadora que busca alterar a forma como os processos de produção são estruturados, permitindo maior suporte à criatividade e a colaboração.

Isso é feito com os métodos que conhecemos neste post, que são simples e podem ser aplicados nos seus projetos a fim de gerar mais agilidade e eficiência. Contudo, é fundamental ficar atento para escolher as melhores estratégias de acordo com os objetivos e necessidades de cada produto.

Agora que você já conhece as ferramentas de Design Thinking, assine a nossa newsletter para ficar por dentro das nossas atualizações.

Veja também

Inscreva-se para receber nossos Insights 

Inscreva-se para receber nossos Insights