Brand awareness: entenda o que é qual a importância para sua marca

Você já ouviu falar das marcas que são Top of Mind? São aquelas que se tornaram referências nos segmentos em que atuam, como Coca Cola, Bombril, Miojo, Maizena, entre outras. Essas marcas não se colocaram nesse posto por coincidência, há todo um trabalho por trás, que começa por um conceito importante: brand awareness, ou consciência de marca.

Estamos falando de uma métrica que serve para mensurar o quanto uma marca é lembrada pelos consumidores. Com esse conceito, é possível entender as conexões que os clientes fazem entre produtos e empresas e como eles identificam um diferencial competitivo que os atraem para aquela marca. Em suma, podemos dizer que um bom brand awareness permite a uma empresa ganhar mais reconhecimento e notoriedade, fazendo a marca ficar mais conhecida.

Não existe fórmula mágica para aumentar o índice de brand awareness de uma empresa, mas, neste post, vamos trazer algumas dicas para a sua marca começar a trilhar esse caminho. Confira!

Defina o perfil do seu consumidor

Para criar uma estratégia de brand awareness, é necessário saber com quem a empresa está se relacionando, ou seja, qual o seu público-alvo — se quiser ser mais específico, a sua persona. Para isso, o gestor pode responder algumas perguntas, como:

  • Quem é o seu cliente?
  • Quais são os seus hábitos?
  • Onde e como ele faz as suas compras?
  • O que gosta de fazer nas horas vagas?
  • Qual a sua escolaridade?
  • Qual a sua idade?
  • Qual é a renda familiar?

Essas perguntas são apenas o começo da formação da buyer persona, que permitirá a criação de uma estratégia muito mais direcionada para que você possa oferecer a melhor experiência possível. Dessa forma, há a possibilidade de entender quais são os principais canais de comunicação e as melhores abordagens.

Alinhe a imagem ao discurso

As principais marcas do mundo investem pesadamente na parte visual. Em muitos casos, essas empresas utilizam símbolos abstratos que, só de batermos o olho, já sabemos ao que se referem. É importante que a linguagem e o conteúdo da sua marca sejam alinhados a imagem que ela transmite para o público.

Toda a parte visual — embalagem, site, logo e design de produto — e o discurso da marca em seus conteúdos — slogan, valores, textos e missão — devem estar alinhados. Não cabe a uma empresa vegana apoiar um rodeio ou uma exposição de gado, por exemplo.

Invista em marketing de conteúdo

Uma coisa é certa, independentemente da idade, estilo de vida e renda, o seu cliente está conectado 24 horas por dia à internet, pronto para consumir conteúdos que resolvam problemas e tirem suas dúvidas. Ao investir em marketing de conteúdo, oferecendo informações relevantes, a sua empresa demonstra autoridade de marca.

O marketing de conteúdo não se restringe a falar apenas da empresa ou de seus produtos, mas de tudo que envolve o segmento de atuação do negócio. Assim, você pode definir a voz própria da empresa. Crie conteúdos em blogs, um canal no YouTube e newsletters de acordo com os gostos e anseios de seu público.

Foque na satisfação do cliente

Para que a sua marca seja lembrada e alcance a fidelização, ela deve trabalhar a sua imagem e o marketing de conteúdo com foco no cliente. Um cliente satisfeito divulga a marca, mesmo quando não interage com ela. Já o insatisfeito, além de ir aos canais de comunicação relatar a sua insatisfação, fará questão de dividir a sua experiência com todos nas redes sociais, o que pode atingir milhares de pessoas.

Como vimos, para que a sua marca seja lembrada e fidelize o consumidor, é importante que haja um cuidado especial em relação à imagem, ao conteúdo e ao conhecimento do seu público. A fim de entender como o seu cliente enxerga a sua empresa, faça pesquisas para compreender o nível de brand awareness atual e, de acordo com os resultados, realize as alterações necessárias. Uma boa solução é a pesquisa NPS — Net Promoter Score — que permite uma avaliação objetiva da satisfação do consumidor com a marca.

Gostou do post? Então, siga a Action Labs nas redes sociais e fique por dentro de nossas novidades. Estamos no Facebook, Twitter e LinkedIn.

Veja também

Inscreva-se para receber nossos Insights 

Inscreva-se para receber nossos Insights