Branded content: entenda por que é importante

Com a ascensão das novas mídias e mudanças na forma de produzir e consumir conteúdo, um termo tem ganhado muita força: branded content. A tradução literal dele para o português seria “conteúdo de marca”, que está diretamente ligado a uma estratégia de aproximação da empresa com o seu público e a criação de um material relevante.

O objetivo aqui é mudar a dinâmica da divulgação de uma marca, fugindo dos modelos tradicionais de publicidade. Com uma abordagem muito mais flexível e adaptável, o branded content se posiciona entre o marketing, a informação e o entretenimento, buscando a identificação do consumidor com a marca, por meio de associação de valores.

O desenvolvimento dessa estratégia deve ser feito aproveitando os múltiplos canais e formatos que temos hoje em dia, além de explorar todo o potencial que a mobilidade nos oferece.

Quer conhecer melhor o que é branded content e a sua importância para a prospecção de clientes nas empresas? Continue lendo!

Qual são as diferenças básicas entre branded content e a publicidade tradicional?

Muitas empresas ainda estão focadas em um modelo tradicional de publicidade, que visa uma maior exposição do produto ou serviço em um grande veículo de mídia. Mas o marketing digital oferece uma abordagem mais direta, buscando o público ideal de uma marca, no lugar em que ele estiver. Ao contrário da publicidade tradicional, que visa atingir o máximo de pessoas possível, o marketing digital trabalha com direcionamento e monitoramento.

Em relação ao branded content, o monitoramento do conteúdo pós publicação é extremamente importante, pois o objetivo é entender como está sendo o comportamento do consumidor em relação àquela campanha — se está sendo compartilhada, divulgada e comentada. O importante é que a campanha fique ativa, de modo orgânico, pelo máximo de tempo possível.

Para que esse engajamento orgânico seja possível, a marca tem que entregar um conteúdo que quebre expectativas e que, ao mesmo tempo, se conecte com os princípios e valores de seu público-alvo. As metas devem ser fidelizar os consumidores atuais e prospectar novos leads.

Como produzir uma estratégia de branded content?

Não existe uma fórmula pronta para a criação de uma estratégia de branded content certeira, até porque uma das principais características desse modelo é ser surpreendente na abordagem. Mas existem alguns pontos que podem ser abordados e que ajudam na potencialização dessa estratégia.

Busque o monitoramento

O primeiro ponto é o monitoramento pós publicação, porque é necessário entender o que está acontecendo com o material a partir do contato com o público e trabalhar para mantê-lo ativo o maior tempo possível.

Ofereça o fator surpresa

Outro ponto importante no branded é a surpresa, fator que pode ser decisivo na hora da prospecção de leads qualificados. Para conseguir esse fator, muitas marcas optam por utilizar o entretenimento, utilizando referências da cultura pop — desde que ele tenha relação com a marca e não pareça forçado.

Busque relevância

Um conteúdo vazio não gerará conexão com o público-alvo, ou seja, não trará compartilhamentos e menções. A relevância é primordial para que a estratégia não vá por água abaixo e a marca saia enfraquecida da campanha.

Conheça bem o seu público

Não existe branded content sem um direcionamento específico. A empresa só conseguirá gerar surpresa e entregar algo relevante, se souber pra quem está entregando. Somente assim será possível abrir um diálogo com o seu consumidor.

Qual é a diferença entre branded content e marketing de conteúdo?

Há uma grande confusão entre essas duas estratégias, principalmente porque ambas trabalham com a criação de conteúdos engajantes, múltiplos canais e direcionam as suas ações para um público específico. Mas existem diferenças marcantes entre elas.

O marketing de conteúdo tem como objetivo a conversão por meio da produção de materiais ricos, com foco na atração de um usuário, que, dependendo do estágio em que estiver, poderá desde identificar que tem um problema, até encontrar no produto ou serviço de sua empresa uma solução. O objetivo é afunilar os leitores para atrair os leads mais qualificados.

No branded content, o foco é na atração do cliente por meio de identificação com a marca, tornando-a memorável para o público-alvo, atingindo os seus valores e ideais.

Quais são os casos de sucesso de branded content?

Existem inúmeros casos de sucesso nacionais e internacionais de empresas que aderiram ao branded content. Aqui vamos apresentar dois exemplos marcantes. Acompanhe.

Campanha da Nestlé

Há um pouco menos de uma década, a Nestlé criou uma campanha chamada “Galera Animal”. Nela, a empresa oferecia a possibilidade do consumidor adotar um bichinho de pelúcia. A dinâmica era a seguinte, quando um cliente comprava um produto da marca, poderia optar por pagar mais R$27 e “adotar” um dos bichinhos — MC Teo, Badu, Zíper, Dante, Dinho, Odorica, Zita, Tato ou Zen Zen (nomes dados aos personagens).

Muito mais do que vender bichinhos de pelúcia, o objetivo aqui era uma ação para a preservação do meio ambiente e sustentabilidade, criando uma ligação com o cliente que vai além da promoção de um produto. Assim, o consumidor passa a identificar nessa marca uma preocupação com o futuro, fixando esse valor à credibilidade da empresa.

Campanha do Boticário explora relação de filha e pai

O Boticário é uma empresa que explora bastante o branded content e o impacto dele nas mídias sociais, em especial no Twitter. No dia dos pais, em 2015, a empresa desenvolveu uma campanha que visava aproximar a marca de seus consumidores durante o lançamento do perfume Uomini Origem. O foco era na relação entre pais e filhos, com um vídeo detalhando a cumplicidade familiar.

A surpresa do vídeo ficou por conta de uma “pegadinha” feita com uma das participantes, a jornalista Rita Lisauskas. Ela foi contratada para ser mediadora dos bate-papos entre os pais e filhos, mas acabou sendo surpreendida pela presença de seu próprio pai, Afonso Lisauskas, no estúdio de gravação do comercial.

Esse ponto de virada resultou em um excelente papo entre pai e filha, com a troca de ideias sobre influências que tiveram na convivência um com o outro. O tom da campanha foi em mostrar como os pais ajudam a moldar os filhos em um ambiente harmônico.

Como não poderia ser diferente, a campanha foi um sucesso, mexeu com o sentimento os consumidores e atrelou esse valor à marca e ao novo produto, em uma data marcante como o dia dos pais.

As mídias sociais permitem que empresas de vários portes, com criatividade e uma equipe engajada, possam criar as próprias estratégias de branded content. Se a sua empresa não tiver uma equipe interna, a saída é contar com um parceiro especializado, como a Action Labs, que focará na qualidade dos leads gerados em sua campanha e na otimização do ROI, entregando os melhores resultados.

Esperamos que, após a leitura deste post, você tenha entendido a importância que uma boa estratégia de branded content tem para uma empresa. O foco vai muito além da criação de conteúdo, o objetivo é conectar a marca a um valor comum com o seu público-alvo, gerando um engajamento que mantenha a campanha viva pelo máximo tempo possível.

Gostou do post? Quer saber como criar uma estratégia de branded content em sua empresa? Então entre em contato conosco agora mesmo e descubra!

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