Como calcular o ROI de cada produto ou serviço da sua empresa?

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Não se gerencia o que não se mede, e isso vale inclusive para a entender a saúde financeira de uma empresa. Por isso, saber calcular o ROI (ou retorno sobre o investimento) é uma maneira de os gestores mensurarem a efetividade de suas estratégias, com foco no usuário.

Uma análise bem-feita dessa métrica permite a identificação das principais fontes de renda do negócio, os canais de comunicação mais eficazes para a divulgação de seus produtos ou serviços e o desempenho de suas campanhas de marketing.

Pensando nisso, veremos neste post como calcular o ROI, além da sua importância para as empresas atualmente. Continue lendo para conferir.

Como o ROI ajuda o bom gerenciamento?

Para entendermos melhor a efetividade dessa análise do ROI — e o impacto que ela causa à gestão, na prática — vamos dividir este tópico em 2 partes.

Permite a priorização nos investimentos mais rentáveis

Para fazer um negócio crescer com o orçamento limitado, é necessário que o gestor tenha certas “cartas na manga”, como a utilização de boas ferramentas de gestão e indicadores que entreguem insights interessantes.

Nesse sentido, o ROI permite a priorização de investimentos. Afinal, a partir dos cálculos de retorno, é possível mapear as ações que realmente entregam resultados e aquelas que só geram gastos ineficientes.

Contribui para o planejamento estratégico

Com a priorização de investimentos, ficará mais fácil fazer o planejamento as próximas ações estratégicas do negócio. Isso porque, com o ROI, esse planejamento estratégico deixa de ser feito baseados apenas em tradições, feelings ou experiência empírica, passando a ser feito de forma direcionada, com embasamento matemático.

Como calcular o ROI?

Agora que já entendemos a importância do ROI para o planejamento estratégico, é hora de vermos como ele é obtido. Basicamente, a fórmula para calculá-lo é:

ROI = (Retorno do Investimento – Custo do Investimento) / Custo do Investimento

Depois, basta multiplicar o resultado por 100 para chegar ao valor em porcentagem. Para ilustrar isso, imaginemos que você criou um aplicativo que auxilia os usuários em atividades esportivas.

A assinatura da versão completa sai por R$29,99, e você resolveu investir R$1000 em uma campanha de links patrocinados para divulgar o seu serviço. Então, você conseguiu atingir 50 pessoas — ou seja, faturou R$1499,50. Nesse caso, o cálculo do ROI dessa campanha específica seria:

ROI = (1499,50 – 1000) / 1000

ROI = 499,50 / 1000

ROI = 0,4995 x 100

ROI = 49,95%

Em outras palavras, a sua empresa teve um retorno de R$0,50 para cada real investido — uma campanha, portanto, de ROI baixo.

Como vimos, ao aprender como calcular o ROI o gestor pode analisar os investimentos da empresa como um todo ou de forma segmentada, analisando cada setor do negócio. Isso pode ser utilizado de modos muito eficientes para ações de marketing e vendas digitais, em que os números ficam disponíveis em tempo real. Agora que você conhece essa métrica, é só colocá-la em prática!

Gostou da leitura? Então, continue aprendendo sobre estratégias de gestão baseada em dados e confira também como funciona o processamento de dados no Big data Analytics!

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