Design Sprint: entenda o que é e como funciona

Design Sprint é um método usado para resolver problemas relacionados a ideação, prototipagem e teste de ideias com usuários especificamente direcionados. Ele foi desenvolvido no Google para alinhar equipes sob uma visão compartilhada, com metas e resultados claramente definidos.

É um processo exclusivo de cinco dias para validação de ideias e solução de desafios. E isso é feito por meio da criação de protótipos e teste de ideias com os clientes. Neste artigo, além de entender como funciona o Design Sprint, você vai descobrir quais são as vantagens de aplicá-lo.

Como funciona o método Design Sprint

Basicamente, em cinco dias, o Design Sprint ajuda a:

  1. Compreender — mapear o problema e escolher uma área importante para focar.
  2. Idealizar — esboçar soluções concorrentes no papel.
  3. Decidir — tomar decisões e transformar ideias em uma hipótese testável.
  4. Prototipar — hackear juntos um protótipo realista.
  5. Testar — receber feedback de usuários reais, ao vivo.

Em outras palavras, com uma equipe pequena e um cronograma claro para a semana, você vai progredir rapidamente de um problema para outro.

Na segunda-feira, você cria um mapa do problema. Na terça-feira, cada indivíduo esboça soluções. Então, na quarta-feira, você decide quais esboços são os mais fortes. Na quinta-feira, você constrói um protótipo realista. E, finalmente, na sexta-feira, você já pode testar esse protótipo com cinco clientes-alvo.

Quais os benefícios de aplicar Design Sprint

De uma maneira bem prática, aqui estão as principais vantagens de aplicar Design Sprint em projetos corporativos.

Facilidade para gerar ideias e testá-las rapidamente

Design Sprint facilita na hora de construir um “produto” e testar na frente dos usuários. Tudo é realizado no período de uma semana. Este é um ótimo uso de tempo e dinheiro, algo que as empresas atuais precisam muito! Afinal, a concorrência não para de se sofisticar e é preciso agir rápido e acertadamente.

Descoberta de falhas de usabilidade e problemas

Não dá mais para só descobrir que a experiência do usuário não é a melhor quando o produto já foi lançado e está em uso. Com o método do Design Sprint, é possível deixar tudo redondo e com muita rapidez. Pense em como isso pode valorizar o seu produto, bem como a marca em si.

Melhorias no alinhamento da equipe

Ter todas as partes interessadas trabalhando em conjunto, com o mesmo objetivo e com a mesma informação, é também um dos triunfos do Design Sprint. 

Engajamento dos usuários desde o início

O Design Sprint faz com que os problemas apareçam mais rapidamente e de maneira mais concreta. O método também tem o poder de fazer com que os usuários se sintam parte integrante do projeto e, por isso, colaborem mais.

Artefato de orientação para o desenvolvimento

Após o Design Sprint, o time tem um protótipo fluido e viável para desenvolver. Ou seja, ele possui um modelo a ser seguido, o que faz com que o esforço de desenvolvimento seja muito bem dimensionado e certeiro.

Ganho de tempo e economia de dinheiro

Usar a prototipagem para se libertar das restrições tradicionais de tempo e dinheiro na construção de um produto é o “pulo do gato”. E isso é perfeitamente viável quando se aplica o Design Sprint. Resultado: menos tempo e dinheiro empregados no projeto.

Criatividade e inovação

Tudo o que pontuamos até aqui resulta em aproveitar a restrição de tempo para potencializar a criatividade e tomar decisões úteis mais rapidamente. É este ambiente de ambivalência que possibilita as tentativas e erros, tão fundamentais para a inovação.

Para que tipos de empresas o Design Sprint é indicado

Como você já percebeu, o Design Sprint é uma ótima maneira das empresas alavancarem toda a capacidade intelectual das equipes. Em cinco dias, usa-se um sistema comprovado para obter uma solução real e feedbacks proveitosos dos usuários.

O Design Sprint é comumente aplicado em startups, mas vem ganhando cada vez mais espaços em empresas consolidadas, dispostas a romper com o tradicional — negócios que já entenderam que é preciso fazer diferente.

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