Entenda como funciona uma pesquisa etnográfica e qual a sua importância

Quando falamos de etnografia, estamos nos referimos a uma metodologia das ciências sociais que tem como base a antropologia. Seu objetivo principal é estudar a cultura e o comportamento de alguns grupos sociais.

Embora seja um estudo acadêmico, essa área vem ganhando espaço no mundo corporativo, principalmente em empresas com foco no marketing por meio de mídias sociais. Com pesquisas etnográficas, gestores podem receber insights e relatórios que embasam suas ações diretas com o público, permitindo um trabalho específico para melhorar a experiência desses clientes.

Neste artigo, vamos entender melhor o que é uma pesquisa etnográfica e quais são as suas bases. Continue lendo e confira!

O que é uma pesquisa etnográfica?

A etnografia surge no final do século 19 e início do século 20, com alguns pesquisadores que queriam entender de forma mais embasada as comunidades e seus vários grupos sociais.

Antes dela, esse tipo de conhecimento vinha de especulações em torno da filosofia social, ou seja, sem contato com a realidade da sociedade. Mas, com o surgimento da pesquisa etnográfica, o estudo passou a se basear em uma análise aprofundada de determinados comportamentos, crenças, costumes e outras características de uma comunidade — ou, no caso das empresas, do seu público.

Como essa pesquisa funciona?

Como dissemos, é por meio da pesquisa etnográfica bem aplicada que o gestor tem uma experiência profunda com os indivíduos. Para isso, deve-se partir de três ações específicas:

  1. ouvir o que as pessoas dizem;
  2. sentir o que elas sentem;
  3. observar o que elas fazem.

Sim, você não leu errado. A primeira coisa que uma pesquisa etnográfica pede de você é ouvir o que o seu público diz fazer, e não observar o que ele realmente faz. Existe uma diferença interessante entre esses dois conceitos, e você sentirá isso quando chegar às outras etapas.

A etapa seguinte é a observação do comportamento desses consumidores. O pesquisador pode passar algum tempo com eles, de fato, ou mapear as suas movimentações on-line, observando tudo o que eles fazem, sem interferências. É importante entender, por exemplo, como essas pessoas separas a própria rotina: com o transporte público, o horário de almoço, como eles consomem, como interagem com determinadas marcas e posicionamentos etc.

A última etapa, então, tem a ver com a vivência — ou seja, não basta ficar apenas observando, é preciso tentar reproduzir o que esse grupo de pessoas faz. Viver o que as pessoas vivem é a melhor forma de mergulhar no seu dia a dia de forma imersiva, e essa imersão pode ser decisiva para o seu negócio.

Ao aplicar uma pesquisa etnográfica em um grupo (mesmo que pequeno), com uma abordagem mais abrangente e as ferramentas e estratégias corretas, você conseguirá insights que, talvez, milhares de formulários preenchidos não lhe entregariam.

Quais são os cuidados necessários na hora de analisar os resultados de uma pesquisa etnográfica?

O objetivo maior da pesquisa, como dissemos, é compreender os motivos por trás de determinado comportamento. Logo, o pesquisador deve sempre analisar o contexto maior, enxergando o público como um grupo, até que seja possível destacar dele alguma particularidade que seja generalizável, que possa ser estudada microanaliticamente.

Para isso, a análise deve lançar mão da imersão, da observação, da convivência e da entrevista como instrumentos de pesquisa. E, além de aplicá-los, o papel do pesquisador é interpretar essa realidade, ou seja, observar os dados empíricos obtidos em prol da gestão.

Enfim, vimos aqui uma síntese do que é uma pesquisa etnográfica, para que você entenda a importância desse processo para que a empresa alinhe cada vez mais os seus processos às necessidades dos seus clientes, criando produtos ou serviços que cumprem com as suas expectativas.

Agora, se você gostou deste post, aproveite para conferir também quais são os processos de ideação para ampliar o potencial criativo da equipe!

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