Framework: o que é e quais os benefícios para os desenvolvedores?

Na indústria de desenvolvimento de aplicações, um framework é definido como uma biblioteca de software que oferece ações genéricas e pode ser usada no lugar do código comum. Nesses casos, os frameworks são utilizados ​​para oferecer ao usuário funcionalidades precisas.

Apesar de não ser absolutamente necessário, o framework age como uma das ferramentas disponíveis para auxiliar os profissionais a desenvolver melhor e mais rápido. E é isso que vamos ajudá-lo a perceber com mais detalhes ao longo deste artigo. Continue lendo e entenda por que um framework é uma excelente ferramenta para os desenvolvedores da sua empresa!

O que é um framework?

Entrando em detalhes, podemos recorrer à sucinta definição da Gartner para framework: “um guia de estilo que define a aparência e a interoperabilidade de aplicativos de software”.

Também podemos ir além e reforçar o que já dissemos na abertura deste artigo — no desenvolvimento de aplicações tecnológicas, um framework é uma plataforma concreta ou conceitual na qual um código comum com funcionalidade genérica pode ser seletivamente especializado ou substituído por desenvolvedores ou usuários. 

Tecnicamente falando, os frameworks assumem a forma de bibliotecas, nas quais uma interface de programa de aplicativo (API) bem definida é reutilizável em qualquer lugar dentro do software em desenvolvimento.

Certos recursos tornam um framework diferente de outros formulários de biblioteca, incluindo:

  • comportamento padrão: antes da personalização, um framework se comporta de maneira específica à ação do usuário;
  • inversão de controle: ao contrário de outras bibliotecas, o fluxo global de controle dentro de um framework é empregado pela estrutura em si em vez de ser pelo chamador;
  • extensibilidade: um usuário pode estender o framework substituindo seletivamente o código padrão pelo código do usuário;
  • código de estrutura não modificável: um usuário consegue estender o framework, mas não modificar o código.

Quais vantagens um framework oferece aos desenvolvedores?

Confira, a seguir, quais os benefícios mais visíveis e práticos da utilização de frameworks pelos desenvolvedores.

Simplificação dos processos

O objetivo do framework é simplificar o ambiente de desenvolvimento, permitindo que os profissionais dediquem seus esforços aos requisitos do projeto, em vez de lidar com as funções e bibliotecas comuns e repetitivas.

Por exemplo, em vez de criar uma aplicação VoIP (Voice over Internet Protocol ou telefonia através da internet) do zero, um desenvolvedor que usa um framework se concentra em adicionar botões e menus fáceis ou integra o VoIP com outras funções.

Conformidade

Os frameworks dão ao time de desenvolvedores a certeza de que as aplicações (ou partes delas) estão em total conformidade com as regras do negócio. Além disso, garantem que elas sejam estruturadas e passíveis de manutenção.

Aceleração do projeto

Frameworks também aceleram os projetos de desenvolvimento, isso porque garantem economia de tempo. Ao reutilizar módulos genéricos, por exemplo, eles ganham tempo livre para outras atividades mais estratégicas — como trabalhar em partes mais complexas —, além de haver um ganho de produtividade.

Como utilizar frameworks de maneira eficiente?

Por fim, é importante considerar algumas variáveis antes de iniciar a inserção de frameworks nos projetos de desenvolvimento. É preciso decidir pela utilização de um framework que já existe ou construir um totalmente do zero, por exemplo. Isso, aliás, faz mais sentido quando determinadas estruturas de uma aplicação serão reutilizadas em outros produtos.

Também cabe ao gestor da área de desenvolvimento definir métodos e contar com profissionais para auditar o código do framework, corrigir eventuais bugs e traçar um cronograma de aplicação das funcionalidades. Além disso, também é importante documentar os frameworks utilizados a fim de que novos profissionais ou novas equipes, no futuro, possam saber de onde partir em novos projetos.

Então, nós ajudamos você a entender o que é um framework e quais benefícios essa ferramenta oferece? Para acompanhar mais conteúdos como este e outras publicações, curta a nossa página no Facebook!

Veja também

Inscreva-se para receber nossos Insights 

Inscreva-se para receber nossos Insights