Pitch para investidores: 5 dicas para uma apresentação de sucesso

Um passo muito importante na hora de expandir a sua empresa é realizar um pitch para investidores. Esse momento pode ser muito desafiador, por isso, requer um preparo especial, além de muito planejamento para se passar aos investidores o motivo pelo qual vale a pena investir na sua empresa.

Para ajudar você a ter sucesso nessa missão, veremos neste post 5 dicas práticas para garantir um bom pitch. Boa leitura!

1. Prenda a atenção desde o início do pitch

É importante chamar a atenção dos investidores desde o início da sua apresentação. Isso porque, se eles não demonstrarem interesse nesse momento, provavelmente não se atentarão ao que você apresentar depois, ao longo do pitch.

Seja claro e objetivo, mostrando com clareza os pontos importantes da sua empresa. Caso você utilize slides na apresentação, faça-o para chamar a atenção — uma boa ideia, inclusive, é sintetizar o que é a sua empresa e o que ela significa para o mercado com algumas palavras ou imagens.

2. Apresente o problema e como a sua empresa o resolve

Demonstre qual é o principal problema que a sua empresa quer combater, explicando por que ele existe e qual é o impacto gerado por ele no mercado. É importante mostrar também o que já tem sido feito por outros players para tentar solucioná-lo — isso demonstra que você tem conhecimento acerca de seus concorrentes.

Depois disso, indique como o seu negócio pretende resolver esse problema e qual é o seu diferencial perante o mercado. Por fim, mais uma vez é essencial que você seja transparente e mostre, passo a passo, qual é a solução oferecida por você, deixando claro também o seu nicho de trabalho.

3. Prepare-se e treine bastante para o pitch para investidores

Você precisa ter claro em sua mente tudo o que será dito na apresentação — afinal, não basta ter uma boa ideia, é preciso saber apresentá-la de maneira a torná-la atrativa para os investidores. Então, organize um roteiro e treine bastante a sua fala.

Uma boa ideia nesse momento é pedir a opinião de consultores ou pessoas mais próximas, que podem lhe dar dicas e lhe auxiliar nessa apresentação.

4. Tenha um produto a oferecer, mesmo que ainda não finalizado

Também não adianta ter uma ideia solta, sem um protótipo ou nada concreto a ser visualizado. Você precisa apresentar algo palpável, que tenha sido testado de alguma forma, e que essa experimentação seja exposta com números e resultados.

Tais testes, no entanto, não precisam ser perfeitos. O mais importante é saber reconhecer os problemas da ideia, caso eles existam, e ter propostas para solucioná-los e entregar um serviço ou produto de sucesso.

5. Trace os planos para o investimento

Um dos dados mais importantes a serem exibidos é quanto custará para viabilizar o seu projeto e como será feito todo o seu processo. Além disso, demonstre os destinos corretos para esse capital: em que, especificamente, ele era será direcionado e em quanto tempo esse capital será gasto. Ainda, exponha quais são as previsões de retorno e o que isso trará de positivo para a sua empresa e os seus investidores.

Como vimos, na hora de realizar o pitch para investidores, é preciso ter toda a apresentação organizada e saber expor todas as suas ideias para atiçar a curiosidade e a vontade de eles investirem no seu projeto. Por fim, saiba ouvir o que eles disserem a você, pois muitas das ideias dos investidores podem trazer bons insights para a sua marca.

Enfim, agora que você já está preparado para se apresentar aos investidores, que tal nos seguir nas redes sociais e ficar por dentro dos nossos próximos conteúdos? Estamos no Facebook, no Twitter e no LinkedIn.

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