Service Blueprint: quais as vantagens e como usá-lo nas empresas?

O Service Blueprint é uma abordagem que visa o mapeamento de iterações de prestação de serviços, com foco na padronização e descoberta de insights que gerem valores atraentes para o mercado. É uma ferramenta do Design Thinking.

Eu suma, podemos dizer que o Blueprint é uma representação visual das iterações que um cliente tem no momento da prestação de serviços. É importante que essa visualização seja simples e intuitiva, para que a geração e o insight ocorra de forma fluida.

Quer saber mais como o service Blueprint pode contribuir para a inovação na sua empresa? Continue lendo!

Como o Service Blueprint contribui para a inovação?

A inovação está diretamente ligada à capacidade que uma empresa tem de resolver problemas que ainda não haviam sido diagnosticados por outras corporações. Evidentemente, ninguém precisa reinventa a roda, pois, inovação não é sinônimo de invenção.

Inovação é a ação ou o ato de inovar, ou seja, modificar costumes, manias, processos, entre outros tabus; efeito de renovação ou criação de uma novidade. A prestação de serviços oferece um feedback muito mais rápido, dando a oportunidade a uma empresa de entregar melhorias que facilitarão a vida dos clientes. Mas, para isso, é necessário que haja um mapeamento.

As startups enxergaram no Design Thinking uma oportunidade de se conectarem com o seu público

Hoje em dia temos grandes startups dominando serviços que fazem parte do dia a dia das pessoas, desde antes da internet existir, como o Uber e o iFood, por exemplo. Essas empresas não chegaram a esse posto por acaso.

Houve uma significativa melhoria nos processos de prestação de serviços tradicionais, com a entrega de mais poder ao cliente — o consumidor deixa de ser passivo, um mero receptor, e se torna um dos agentes do serviço, inclusive dando feedbacks em tempo real. Tudo isso é resultado de uma abordagem do Design Thinking, utilizando o Blueprint como ferramenta e identificando os anseios do público-alvo em relação aos serviços.

O mesmo acontece com os bancos digitais, como o Banco Original e o Next, que simplificaram algo que sempre foi considerado extremamente burocrático e demorado:

  • resolver problemas bancários;
  • fazer investimentos;
  • abrir uma conta;
  • pedir cartão de crédito, etc.

Quando usar o Service Blueprint?

Uma empresa deve utilizar o service Blueprint sempre que sentir a necessidade de entender como os clientes estão reagindo às interações com os serviços, mapeando as suas experiências e nível de fidelização.

A partir desse mapeamento, será possível identificar, com mais propriedade, quais são os pontos de melhoria e inovação, além das falhas. Nesse cenário, a equipe criativa tem a possibilidade de mudar, criando estratégias e táticas que reconectem a marca aos anseios do consumidor.

Além de utilizar o Blueprint para melhor a sua prestação de serviços, a empresa poderá usar essa ferramenta para entender as falhas dos concorrentes e entregar ao cliente aquilo que, antes, eles não estavam conseguindo entregar. Assim, ganham a possibilidade de conquistar um novo mercado.

O Service Blueprint veio pra aumentar a capacidade inovadora das empresas, colocando como centro do desenvolvimento de produtos e serviços um novo protagonista: o cliente. O objetivo não é criar um novo serviço, mas potencializar o potencial que a sua empresa tem de entregar cada vez mais valor para o cliente, melhorando a sua experiência e aumentando a fidelização.

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