3 modelos de geração de receitas para um negócio

Um dos principais objetivos dos empreendedores que se aventuram na criação de uma startup é mantê-la estável e lucrativa. É necessário encontrar um modelo de negócios que permita a geração de receitas para garantir um crescimento em um mercado que apresenta as suas limitações.

Desenvolver novas fontes de receita não é uma tarefa das mais fáceis, pois depende de análises e estudos de modelos estruturados, que fornecem caminhos para que os empreendedores tenham insights relacionados ao seu negócio e ao público-alvo.

Neste post, vamos conhecer alguns modelos para que você comece a estudar novas oportunidades de geração de receitas em sua empresa. Confira!

1. Benchmarking de serviços existentes

O benchmarking tem como foco a melhoria de algum processo interno. Nele, a organização colhe dados sobre o próprio desempenho em momentos distintos para identificar lacunas. Quando se trata de um serviço, esse processo permite a identificação de oportunidades para expandir o atendimento e aumentar o ticket médio.

Algumas empresas fazem comparações com os concorrentes do mesmo segmento para identificar os serviços que não estão sendo entregues, mas que os clientes estão buscando. A reunião dos dados obtidos em uma iniciativa de benchmarking entrega informações importantes sobre o pensamento do concorrente, que somado ao seu, pode gerar algo novo. É nessa explosão de ideias que se buscam novas fontes de receita.

2. Análise e redesenho do Business Model Canvas

O Business Model Canvas é um diagrama que permite a visualização completa de um negócio em uma única página. Tudo isso feito por um quadro dividido em nove componentes, que cobrem as áreas essenciais de um negócio — clientes, oferta, infraestrutura e viabilidade financeira.

Em relação à geração de receita, a análise ou o redesenho do Business Model Canvas deve ser direcionada à maneira como o cliente paga pelos serviços, fazendo averiguações de suas necessidades. Em relação às startups, há uma série de modelos de receita que podem ser criados para suprir as necessidades dos clientes — venda de produtos, assinatura de serviços, licenciamento etc.

Muitas empresas, em busca de uma renda recorrente, estão adotando o modelo de assinatura e deixando de lado o licenciamento. Isso cria uma relação maior entre o consumidor e a companhia. Afinal, essa proximidade permite uma avaliação mais íntima das necessidades dos clientes, gerando ideias para novos produtos e serviços.

3. Service Blueprint

No Service Blueprint, o objetivo é fazer o mapeamento da prestação de serviços, com foco na obtenção de insights que possam gerar valor para o mercado. É uma ferramenta do design thinking que contribui para o aumento de opções no tocante à geração de receitas.

Isso porque o Blueprint apresenta uma representação visual das interações de um cliente no momento da prestação de serviços. É uma excelente oportunidade de visualizar a reação dos consumidores em relação ao que sua empresa entrega, mapeando as suas experiências. Assim, é possível buscar formas de aumentar o nível de satisfação, o que pode abrir margem para a criação de novas fontes de receita.

É aqui que serão percebidos os pontos que precisam de inovação e as eventuais falhas, dando à equipe dados para criar estratégias e táticas para a implementação de produtos e serviços satisfatórios e lucrativos.

Esperamos que, após a leitura deste post, você tenha entendido a importância de conhecer novos modelos de geração de receitas para a sua empresa. É importante que você se aprofunde em cada conceito para extrair o melhor deles e, assim, obter ideias que agreguem valor.

Quer se aprofundar no estudo sobre formas de buscar a inovação e descobrir outras fontes de geração de receitas? Então, entenda agora o que é uma prova de conceito e como ela pode contribuir para o seu negócio.

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