A importância da otimização de resultados na gestão da inovação

A otimização de resultados está diretamente ligada à capacidade de uma empresa de melhorar o seu desempenho, utilizando os recursos já existentes. Esse processo passa pelo aumento de produtividade e por uma boa gestão de inovação.

Mas, para que isso seja possível, é necessário que haja uma tomada de decisão mais precisa, aliada a um bom entendimento sobre o público-alvo. Nesse cenário, cabe ao gestor lançar mão de boas ferramentas de gestão, que consigam extrair o máximo da equipe e dos dados que a empresa produz.

Neste post, vamos entender melhor como a gestão da inovação pode contribuir, de forma efetiva, para a otimização de resultados. Confira!

Por que a gestão da inovação é tão importante para a otimização de resultados?

O mundo dos negócios é dinâmico e, com a imersão na transformação digital, a velocidade com que novas ferramentas surgem requer um aumento de proatividade dos gestores. Com mais tecnologias contribuindo para a otimização de resultados, eleva-se a competitividade e aumenta-se os desafios.

Sendo assim, para estar à frente no mercado, o objetivo deve ser encontrar novas forma de engajar o público-alvo e, ao mesmo tempo, aumentar a capacidade produtiva da empresa. Isso requer um maior entrosamento da equipe, com a valorização de feedbacks e a troca de ideias. O propósito é retirar o máximo de insights para que seja possível descobrir maneiras de adaptar os produtos e serviços de uma empresa aos diferenciais, encontrando as lacunas existentes no mercado, por meio de análises preditivas.

Além de gerar inovação, essas atitudes colocam a marca em um patamar mais elevado, por conseguir entregar algo novo e que atenda perfeitamente a uma demanda. Isso, sem precisar gastar tantos recursos, ou seja, com um maior potencial de investimento em inovação.

Quais são as principais ferramentas que contribuem para a otimização de resultados?

Power BI

O Power BI é uma ferramenta que une três das principais tendências tecnológicas dessa geração: o Big Data, a Inteligência Artificial e a Cloud Computing. Essa ferramenta permite ao gestor transformar dados de múltiplas fontes em insights, que contribuirão para uma tomada de decisão muito mais embasada. O usuário dessa ferramenta pode fazer correlações de planilhas eletrônicas simples, até as aplicações mais robustas do mercado.

Design Thinking

O Design Thinking visa a inovação com foco no usuário, buscando a identificação dos anseios dos consumidores e transformando as informações em ideias que sejam rentáveis para o negócio. Com essa ferramenta de inovação, a empresa consegue ampliar o seu conhecimento sobre o seu público-alvo, permitindo o desenvolvimento de produtos ou serviços que ninguém ainda enxergou o potencial.

A aplicação dessa metodologia exige um mapeamento preciso de todos os contextos, experiências e cultura dos usuários. O objetivo aqui é ter uma visão completa e identificar os principais problemas desse público a serem solucionados.

GTD – Getting Things Done

O GTD tem como escopo aumentar a produtividade da equipe, com foco em 5 passos para fazer as coisas acontecerem.

  1. Capturar — registrar todas as ideias ou tarefas, seja colocando no papel ou em um arquivo de texto ou aplicativo. O objetivo é sair do campo das ideias e ir para uma situação mais palpável.
  2. Esclarecer — agora você deve fazer uma análise das ideias registradas e definir o que demanda ação e o que pode ser descartado ou postergado.
  3. Organizar — após a triagem das ideias que devem ser colocadas em ação, é hora de organizá-las, para que tudo seja cumprido dentro de um prazo.
  4. Refletir — aqui a finalidade é fazer uma revisão para que nada seja perdido de vista. Nesse momento, você deve, se necessário, atualizar as informações.
  5. Engajar — o objetivo aqui é focar no que está fazendo, sem se preocupar com as tarefas futuras, sabendo que o que você ainda não fez está sob controle, pois você mesmo organizou os prazos.

Neste post, entendemos melhor a importância da otimização de resultados na gestão de inovação, e como isso pode ser alcançado com mudanças sutis nas formas de trabalho. Isso só será possível se houver a adoção de ferramentas e metodologias que potencializem a capacidade produtiva da equipe.

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