Entenda como usar o storytelling para o lançamento de novos produtos

Colocar um novo produto no mercado é um desafio que requer criatividade na hora de despertar a atenção do público. Por mais inovador, esperado e qualificado que seja esse lançamento, o engajamento do consumidor pode aumentar se uma estratégia de storytelling for usada.

Não basta apenas despertar o desejo de consumo. Para inserir um produto recente no segmento é importante também mostrar ao público de que forma essa novidade pode ser interessante. Para isso, é preciso envolver pelo lado emocional, se aproximando do público com técnicas específicas.

Neste conteúdo vamos falar mais sobre o storytelling aplicado no lançamento de novos produtos! Veja como é possível aumentar a expectativa e conseguir a aceitação por parte do consumidor.

O que é storytelling e como funciona?

Na tradução literal e crua do inglês, storytelling é algo como “contar histórias”, mas, na verdade, significa “narrativa”. O termo é realmente perfeito e muito adequado quando compreendemos do que se trata a estratégia. É uma técnica de marketing que tem a proposta de realmente desenvolver uma narrativa para reforçar um conceito, uma campanha publicitária, marcas e produtos.

Para isso, as grandes empresas criam um roteiro em que a proposta seja construir uma história capaz de envolver o público-alvo para, ao fim, transmitir uma mensagem. O storytelling, como estratégia de marketing, é aplicado para gerar o sentimento de identificação com o consumidor e, a partir disso, mostrar que um produto, serviço ou empresa entendem o que ele precisa.

A abordagem da dor da persona

A conquista e a captação da atenção do consumidor é obtida graças à abordagem da dor, ou seja, as campanhas de storytelling citam um problema central. Esse fato é, geralmente, algo em comum do personagem da narrativa com o público-alvo da marca, justamente o que gera a sensação de proximidade. Nesse momento, o consumidor sente que aquela mensagem é para ele.

As narrativas de storytelling trazem histórias, depoimentos e até mesmo roteiros fictícios que apresentam a dor e, em seguida, a solução, que sempre é trazida por um serviço ou produto vendido pela empresa. É nesse momento, por meio do envolvimento, que o consumidor se convence de que aquela marca vende a solução do problema que ele tem de forma recorrente.

Por que aplicar essa técnica em lançamentos de produtos?

A estratégia de storytelling é um dos recursos mais utilizados para gerar impacto no público-alvo, e há motivos que justificam bem essa escolha. Uma técnica como essa se destaca muito por conta de um fator principal: o apelo sentimental.

Como lançar um novo carro no mercado e ter sucesso em meio a tantas opções? Talvez mostrar sua aplicação no cotidiano moderno, com várias funcionalidades em um painel digital que ele tenha, pode ser uma boa ideia. Quanto às cervejas, como fazer com que uma recém-lançada se destaque? Uma narrativa alegre, mostrando um churrasco em meio a amigos pode conquistar o público-alvo.

A ideia é sempre trazer memórias, ideais, conceitos, expectativas e valores próximos aos de quem vai receber essa publicidade e, por meio disso, construir narrativas convincentes. Se o público-alvo se identifica e se envolve, as chances de sucesso são altas.

O engajamento é certeiro

Um storytelling é capaz de, por meio de uma campanha, mostrar a personalidade de determinada marca. Se o tom e a linguagem são adequados, a narrativa é interessante e mostra um produto ou serviço que traz uma solução direta à dor da persona, rapidamente o público se mostrará receptivo à proposta. Dessa maneira, o engajamento é quase que imediato!

A narrativa é capaz de envolver facilmente

Realistas, divertidas, emocionantes ou motivadoras: não há uma receita para a abordagem da narrativa. Para cada produto a ser lançado, uma proposta vai se encaixar melhor, e o importante é que a história seja bem desenvolvida, com a ideia de gerar impacto. Quando isso é trabalhado profundamente, as chances de envolver o consumidor são realmente muito concretas.

Quais os benefícios do storytelling ao impactar o público?

Lançar um produto é um momento único. Fazer isso com o storytelling é a oportunidade ideal de transformar essa entrada no mercado em um verdadeiro ponto histórico. Criar uma narrativa adequada traz benefícios que poucas estratégias de marketing são capazes de oferecer.

Transmitindo mensagens de uma forma única

O storytelling tem uma proposta única. Seja em vídeos, seja em uma campanha com apenas peças publicitárias simples, o modo como a história é conduzida prende a atenção de quem consome o conteúdo e ainda gera diferentes sentimentos. Esse momento pode abrir um caminho interessante para gerar o interesse pelo novo produto.

Gerando comoção pelo sentimento

As narrativas de marketing são baseadas no apelo emocional, independentemente do sentimento que exploram. Esse é o grande diferencial do storytelling na maneira como se posicionar junto ao público-alvo. São várias as possibilidades de mexer com as sensações do público, e essa é uma ótima forma de apresentar um novo produto.

Abordando pautas atuais

As pautas atuais da sociedade são sempre importantes, especialmente se o seu público-alvo é composto por pessoas atentas, engajadas ou que se encaixem dentro de determinados grupos. Desde que sejam projetos sinceros e que realmente se importam com causas, vale a pena construir narrativas direcionadas a públicos e que abordem pessoas e histórias que se encaixem nessas pautas.

Por que é importante contar com uma empresa especializada?

Um bom storytelling para lançar produtos precisa ser construído por especialistas. Esse é o diferencial necessário para contar com uma campanha que cumpra com os requisitos que você viu ao longo deste conteúdo. Por conta disso, a melhor decisão é entregar essas ações às empresas que trabalham com campanhas de marketing nesse tipo, já que elas têm a expertise necessária.

Com um portfólio de campanhas de vários tipos, diferentes públicos e produtos já foram abordados, e isso traz uma visão mais ampla e a capacidade de trabalhar em qualquer desafio. Contar com empresas especializadas é ter a certeza de que o seu lançamento será apresentado com a mensagem certa e captará a atenção do seu público-alvo.

O storytelling é, definitivamente, uma das melhores estratégias para colocar algo de novo no mercado do seu segmento. Nessa busca por resultados de destaque, uma empresa como a Action Labs tem um time pronto para desenvolver uma narrativa de destaque! Por isso, entre em contato conosco e saiba como podemos transformar as suas ideias em inovações e resultados!

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