A transformação digital trouxe ferramentas que oferecem a análise e a segmentação de conteúdos, permitindo uma personalização maior. Nesse cenário, o público-alvo se tornou uma amostragem abrangente demais; era preciso otimizar, segmentar e fazer uma definição desse público. Assim, nasceu a buyer persona.
O conceito foi desenvolvido por Allan Cooper, programador e designer especialista em UX. Trata-se de um personagem semifictício que traz algumas das características de um comprador real, como nome, estado civil, profissão e segmento de atuação, anseios, problemas enfrentados no dia a dia, objetivos de vida e o que mais for necessário para entendê-lo.
Neste post, vamos entender melhor a importância de uma buyer persona para o desenvolvimento de um produto e a experiência dos seus clientes. Continue lendo e confira!
Permite o entendimento das dores do cliente
Para entregar o que o seu cliente necessita e na hora em que ele mais precisa, é preciso, primeiramente, entender as suas dores. Nesse sentido, definir uma buyer persona torna muito mais fácil conhecer os anseios desse potencial cliente, suas preferências, desejos, objetivos.
Isso porque ela é elaborada por meio de pesquisas — que podem ser presenciais, com entrevistas e formulários — ou análises de dados e comportamento. Com essas informações em mãos, suas estratégias e projetos terão um caminho bem mais sólido para seguir.
Reforça a autoridade da sua marca
Para conquistar um diferencial, a sua empresa precisa se tornar uma referência no setor em que está inserida. Em outras palavras, é importante que ela se coloque como uma autoridade no assunto — e a criação da buyer persona lhe ajudará bastante nesse objetivo.
Graças a ela, a empresa conseguirá entender o que é essencial para que esse potencial consumidor feche um negócio. Afinal, ao saber o que essa persona mais valoriza, é possível entregar as respostas de que ela precisa com relevância e qualidade, se destacando no mercado.
Permite a identificação dos melhores canais de comunicação
Como dissemos, para conversar diretamente com o seu cliente é importante conhecer os seus hábitos — e isso inclui entender quais são os seus canais de comunicação habituais. Assim, além de a comunicação ser mais fluida, ficar mais fácil direcionar suas campanhas de marketing e de divulgação.
Nesse caso, ao definir a sua buyer persona, identifique os meios por onde ela interage: redes sociais, e-mail, telefone etc. Além disso, reconheça os seus hábitos de consumir conteúdo para traçar estratégias de atração mais eficazes, como nos blogposts, por exemplo.
Ajuda a elaboração de conteúdos
Um dos grandes erros que algumas empresas cometem é o de criar conteúdos baseados apenas no que os gestores acham relevante. A verdade é que o desenvolvimento de conteúdos, ações, produtos e serviços deve ser sempre direcionado ao cliente final.
As pessoas anseiam pela resolução de suas dúvidas e problemas, mas não de forma genérica. Assim, elaborar uma pesona é restringir o seu escopo de atuação, para que se torne mais certeiro e entregue as respostas que o seu potencial consumidor precisa com qualidade e, acima de tudo, relevância.
Então, percebeu a importância de criar uma buyer persona para as suas estratégias? Além de todas as vantagens vistas aqui, ao entender o comportamento dos seus consumidores a sua empresa poderá desenvolver produtos, serviços e um atendimento personalizados, inovando e garantindo um diferencial competitivo valioso.
Agora que você já entendeu o conceito, que tal complementar esse conhecimento conferindo também como é a jornada do seu cliente até a conversão?