Design de produto: por que é importante manter o foco no cliente?

Entre as bases do design de produto, entregar um resultado que gere valor ao cliente está entre as fundamentais. Por isso, é preciso pensar em como essa criação vai atender quem fará uso dela, ou seja, o consumidor. O foco no cliente deve reger o processo de desenvolvimento, uma vez que os produtos precisam ser funcionais, atrativos e adaptáveis ao seu público.

Para chegar a esse patamar, é importante ter um processo criativo bem definido. Nas etapas desse trabalho, alguns parâmetros não podem ser abandonados. Quando eles são consideradas junto ao conhecimento do cliente, crescem muito as chances de entregar algo bem aceito.

Mostraremos, ao longo deste conteúdo, a importância de entender melhor o cliente e como adotar um processo de criação eficaz. Confira!

A importância de conhecer o cliente no processo de design de produto

Direcionar um produto para o público é algo básico, afinal, é necessário que essa criação atenda completamente a quem o adquire. Quando o ponto é o design, há algumas questões que se fazem ainda mais importantes acerca do processo criativo. Além de parâmetros de design, a experiência de uso do consumidor deve estar sempre entre os fatores prioritários.

Independentemente da estética e do conceito aplicados ao produto, ele precisa gerar um impacto positivo no consumidor. Isso é conquistado quando ele é funcional, fácil de ser compreendido e ainda gera o desejo de consumo recorrente. É possível detalhar melhor esses e alguns outros pontos em relação à importância de conhecer bem o cliente no design de produto.

Oferecer produtos com maior possibilidade de aceitação

Produtos que chegam ao mercado precisam ter a aceitação do público, e isso vem de diversas maneiras. Naturalmente, o design é uma dessas bases fundamentais para que o consumidor consiga se adaptar e, antes mesmo de adquirir, faça uma boa avaliação daquele item.

Se o time de criação conhece o cliente, ele está totalmente capacitado a entender o que o cliente espera daquele produto. Além disso, há questões como a estética que mais agrada, o impacto do design na funcionalidade e características que despertem atenção. Se o perfil de consumidor alvo desse produto é conhecido, as chances de conquistar uma boa aceitação são altas.

Adequar a linguagem e funcionalidade

Um produto também precisa se comunicar bem com o cliente, e isso não está ligado ao sentido literal do termo. Quando esse item é visualizado por quem o adquire, é fundamental que o consumidor tenha imediatamente uma ideia bem clara da proposta do design e também de como esse produto deve ser usado.

Diferentes públicos terão níveis distintos de facilidade com esse entendimento e, se o designer tem um conhecimento mais profundo desse cliente, seu trabalho será facilitado. A tendência é que ele seja compatível com o consumidor e tenha essa comunicação mais clara. Esse fator também impacta a funcionalidade, no sentido de o uso ser mais intuitivo, já que o time de criação conhece bem para quem desenvolve aquele produto.

Fidelizar o consumidor

O design de produto também é responsável por gerar no consumidor a sensação de que ali ele consome algo que é realmente de valor e inovador. Se a comunicação é certeira, se o item é funcional, se é prático e se resolve o problema do cliente, é natural que ele se sinta satisfeito e completamente entendido. Esse é um resultado muito natural, mas que não deixa de ser impactante e valioso.

No entanto, o trabalho nesse sentido deve ser contínuo. As novas tecnologias e os hábitos de consumo mudam constantemente, e por isso é importante sempre se manter atento a como esses e outros fatores impactam nas expectativas do consumidor. Conhecer o cliente é um trabalho ininterrupto!

As etapas essenciais para o desenvolvimento de produto

O design de produto com foco no cliente precisa ser estruturado em um processo eficaz. Com bases em pesquisas e um detalhamento do consumidor, é possível chegar aos melhores resultados, conquistando aceitação, vendas e fidelização. Veja a seguir quais etapas constroem esse fluxo do desenvolvimento de produto!

Pesquisar o mercado

Primeiramente, é importante entender o mercado do segmento. Esse trabalho começa pelo entendimento do que concorrentes estão entregando ao consumidor a nível de produto e como tem sido esse entendimento. Além disso, é importante entender as expectativas principais do cliente para o produto que sua empresa vai desenvolver.

Entender o cliente

O entendimento do cliente é um ponto mais complexo, porque envolve muitas questões. Do preço até o uso, tudo precisa ser considerado. Diferentes grupos têm rotinas, hábitos e práticas próprias, e tudo isso precisa ser considerado durante o desenvolvimento de um produto. Quanto mais profundo for esse conhecimento, mais o resultado do design impacta positivamente quem fizer uso do item.

Desenvolver as ideias

Uma vez estabelecidas, ideias precisam ser desenvolvidas por meio de testes, debates e suposições. Isso garante que todas as propostas sejam analisadas diante de diferentes óticas, todas com perspectivas distintas de críticas. Uma análise rígida e exigente garante a satisfação do consumidor.

Elaborar uma prova de conceito

Também conhecida como PoC, sigla para o termo em inglês Proof of Concept, tradução literal, a prova de conceito é a etapa em que as ideias são transformadas em algo concreto, que, nesse caso, é um protótipo. A proposta é estudar se a ideia é viável e fazer essa produção primária, sem impactar o orçamento da empresa. A partir da PoC é possível validar o conceito e entender se ele se converte bem em produto.

Lançar o produto no mercado

Se tudo for aprovado, hora de lançar o novo produto no mercado. Para isso, boas estratégias de marketing são indispensáveis, e o storytelling é uma delas. Com essas ações, a empresa consegue captar a atenção do consumidor e gerar a sensação de necessidade de consumo. Boas narrativas são capazes de provar ao cliente que aquele produto é capaz de resolver o problema dele.

A importância da prova de conceito com o suporte de uma empresa especializada

A prova de conceito é uma parte fundamental do trabalho de design de produto. Essa etapa envolve economia de custos e também garante que o resultado do design chegará ao mercado pronto para conquistar o cliente e ser bem aceito. A melhor forma de fazer uma prova de conceito é contar com uma empresa especializada.

Essa terceirização garante uma análise mais aprofundada e técnica, feita por profissionais com ampla expertise no mercado. Além disso, a perspectiva externa é mais transparente e livre de qualquer tipo de influência, o que é fundamental para bons resultados.

O design de produto é um trabalho que precisa ser focado no cliente. Isso garante aceitação, adequação às expectativas do consumidor e resultados satisfatórios de vendas.

A Action Labs é especialista em trabalho de provas de conceito e pode ter um papel fundamental nas criações da sua empresa. Por isso, entre em contato conosco e saiba mais sobre o nosso trabalho!

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