Como acelerar minha startup com pouco dinheiro? Descubra aqui!

Você dispõe de pouco dinheiro e se pergunta: como acelerar minha startup? Parece impossível, mas não é. O segredo das startups é justamente esse: inovar e fazer algo surpreendente sem muitos fundos.

Olhe ao redor! Big techs como Facebook e Google começaram apenas com o maior capital que empresas da nova economia podem ter: um projeto e muitas ideias! Sim, as ideias são muito valiosas e, aliadas a atitudes certeiras, podem se transformar em muito dinheiro!

Vamos ajudá-lo a refletir sobre esse assunto ao longo deste artigo. Continue lendo para conhecer as melhores ações e estratégias para acelerar sua startup com poucos recursos!

Inspire-se em quem veio antes

Comece por olhar para exemplos de grandes organizações que um dia foram startups. Que tal se inspirar na trajetória do Airbnb? Contra todas as probabilidades, sem investidores e com milhares de dólares em dívidas de cartão de crédito, os fundadores tiveram que recorrer à venda de cereais para manter a empresa à tona. Demorou quase dois anos para que o Airbnb começasse a acontecer.

Era o final de 2007. Brian Chesky e Joe Gebbia, de San Francisco, se mudaram para Nova York sem nenhuma moeda no bolso. No entanto, tinham um apartamento, e daí surgiu uma ideia: compraram colchões infláveis e alugaram um dos cômodos por apenas 80 dólares por noite. 

Veio o clique: e se estendessem a experiência de alugar um quarto por preços mais acessíveis a qualquer pessoa que desejasse uma renda extra? Nascia, ainda embrionária, a plataforma Airbnb. O resto da história você já sabe: o Airbnb revolucionou a indústria da hospitalidade e se transformou em um dos maiores cases de economia compartilhada do mundo.

Há muitas histórias de startups que começaram do zero e tiveram uma longa jornada até receber o primeiro aporte de algum investidor visionário. Procure conhecê-las! Certamente, elas serão motivadoras.

Invista corretamente o pouco que você tem 

Outro ponto fundamental é a capacidade de investir corretamente os escassos recursos disponíveis. A disciplina financeira certamente fará toda a diferença, uma vez que é preciso evitar gastos excessivos e, ao mesmo tempo, fazer render o dinheiro disponível.

A capacidade de diferenciar o que é investimento do que é gasto, inclusive, será bastante útil na hora de convencer um investidor a colocar dinheiro em sua startup. As pessoas que investem em empresas iniciantes querem a garantia de que o modelo de negócio contempla um bom planejamento de finanças. 

Faça a prototipação do modelo de negócio previamente

Para se certificar de que os objetivos da sua startup são alcançáveis (ou realistas), lance mão de métodos como a prototipação do modelo de negócios. 

A prototipação é uma ferramenta poderosa para reduzir o custo associado a uma abordagem de “tentativa e erro” e criar um negócio próspero. Consiste em experimentar novas ideias e conceitos em um ambiente livre de riscos, a fim de explorar as consequências de novos projetos e decisões antes de realizá-los na prática.

Basicamente, siga este passo a passo:

  • crie o protótipo mais simples possível de um negócio “genérico”: fácil de entender, mas que cubra todos os aspectos;
  • aprenda a modelar os diferentes aspectos de um negócio: aprofunde sua compreensão de negócios e de prototipagem;
  • use o protótipo como base para modelar casos de negócios concretos: o protótipo pode ser utilizado como referência em situações específicas.

Coloque energia na criação de um produto ou serviço eficaz

Por mais inovador que seja o produto ou serviço que você criou, ele precisa chegar ao público-alvo sem falhas. Sem muito dinheiro para corrigir a rota, você tem que se certificar de que tudo está 100% pronto antes de começar a vender.

Sem isso, você vai gastar muito tempo, energia e dinheiro na correção das falhas do seu produto ou serviço. E, na dinâmica atual do mercado, isso definitivamente não é o melhor que pode acontecer. 

Para tal, use a metodologia do PoC Design (prova de conceito) que, em poucas palavras, consiste em testes de viabilidade técnica de um produto ou serviço. Ela vai ajudá-lo a lidar com ideias de viabilidade duvidosa de uma maneira menos arriscada.

A prova de conceito, aliás, é um dos pontos em comum entre Richard Branson, Jeff Bezos e Elon Musk, três dos maiores nomes da inovação que — adivinhe? — iniciaram com pouquíssimo dinheiro!

Busque ajuda especializada

Praticamente todo o seu foco, quando você está trabalhando para acelerar uma startup, está em:

  • fazer testes de tentativa e erro para descobrir o que construir e entender seus clientes; 
  • construir o produto/serviço rapidamente (produto mínimo viável/MVP) e obter um feedback qualitativo e quantitativo;
  • repetir o processo até atingir o ajuste do mercado do produto e, em seguida, dimensioná-lo.

Chegará o momento em que um olhar especializado externo será muito útil. Esteja aberto para que isso aconteça quanto antes, pois essa ajuda vai mudar todo o rumo do seu empreendimento.

Ao contar com uma empresa especializada em aceleração de negócios e inovação, você terá um olhar de fora que muitas vezes é mais holístico e, portanto, menos “viciado”. Além disso, as estratégias e os métodos usados por esse tipo de organização podem realmente transformar pouco dinheiro em criatividade e acertos.

Comece agora mesmo a acelerar sua startup

Como você viu, é sim possível acelerar sua startup mesmo que a questão financeira esteja bastante apertada. Mais que ter ideias incríveis, é preciso ordená-las e utilizá-las com método. 

Cuidando do pouco dinheiro disponível (investimentos certeiros) e empregando a prototipação, a prova de conceito e outros métodos, isso é bastante viável. Com ajuda especializada, então, as chances de sucesso aumentam consideravelmente. 

Aqui na Action Labs, nós ajudamos startups a criarem produtos e serviços digitais e levá-los ao público certo na melhor hora. Cuidamos desde o planejamento até a execução, passando por design, ideação, criação e implementação. Nós trabalhamos em parceria com nossos clientes, unindo nosso background com as habilidades de suas equipes.

Que tal nós ajudarmos você a responder a famosa pergunta: “como acelerar minha startup com pouco dinheiro?”. Faça contato conosco e veja como podemos auxiliá-lo nessa missão!

Veja também

Inscreva-se para receber nossos Insights 

Inscreva-se para receber nossos Insights